terça-feira, 26 de agosto de 2008

Expoflora

História da Expolora*

O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município.
Em sua primeira edição atraiu mais de 12.000 pessoas em um único final de semana. Com o passar dos anos, a Expoflora se transformou na maior manifestação cultural da imigração Holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina.
Toda Comunidade está envolvida, direta ou indiretamente no evento que projetou nacionalmente a cidade de Holambra e de forma decisiva contribuiu com a elevação do município à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo.
O principal objetivo da Expoflora nos dia de hoje, continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas, através das danças típicas, da culinária, do artesanato holandês, da música entre outras.

HOLAMBRA – BREVE HISTÓRICO

Estância Turística localizada a 140 km da capital do Estado de São Paulo, teve sua origem com o processo de imigração holandesa ocorrido logo após o término da II Guerra Mundial. Com território holandês totalmente devastado a geração do pós-guerra sentiu a necessidade da buscar uma nova vida e novas esperanças. Patrocinados pela Liga de Agricultores Católicos, entidade responsável pela negociação como Governo Brasileiro, em julho de 1948 se concretizava o sonho de uma nova vida para um grupo de Holandeses.

1949 - As primeiras famílias chegam a então Fazenda Ribeirão, local onde mais tarde seria criado o município. Um começo de dificuldades foi decisivo para que os imigrantes se sentissem cada vez mais unidos na preservação de suas convicções e tradições. O nome HOLAMBRA - nasceu da junção das palavras HOLanda, AMérica e BRAsil. Esta justa homenagem traduz o sentimento de gratidão dos primeiros holandeses prestam aos brasileiros que muito contribuíram para realização de um sonho.

1957 - Introdução dos primeiros bulbos de flores dando inicio ao que seria o maior centro produtivo de flores e plantas, responsável por 40% do abastecimento do mercado nacional.
1981 - Acontece a 1a EXPOFLORA.
1991 - Criação do Município de Holambra.
1998 - Elevação à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo.
2006- 25 anos da Expoflora



27ª Expoflora

Data: 28 de agosto a 21 de setembro, de quinta-feira a domingo.
Horário: das 9h às 19h.
Tema: Flores, tempo e ecologia.
Localização: Holambra, SP 340 (rodovia Campinas-Mogi Mirim) - saída 140
a 140 km de São Paulo e 40 km de Campinas.

Ingressos na bilheteria: R$ 25,00.
Crianças com idade até 5 anos têm entrada franca.

* texto extraído do site linkado no título

2 comentários:

  1. Elena, ótima referência, na verdade acho que irei apenas em setembro, mas fique tranquila que te aviso antes, quem sabe dê para nos encontrar e conferir a mostra e as comidinhas, é claro! Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Acabou ontem e eu não fui (de novo). Quem sabe ano que vem?

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]