terça-feira, 19 de agosto de 2008

Flutuando nas nuvens - 4/4

Chegou o último dia e como costuma acontecer em eventos tão intensos tenho a sensação de que foi bem mais longo e de que eu já conhecia as pessoas que estavam presentes.

O dia começou com interessantes informações sobre a fabricação, uso e manutenção adequados para ferramentas e maquinário de jardinagem. Como dizemos em casa, nada como a ferramenta certa para o trabalho certo. E as ferramentas da barbie (aquelas que deformam só de você olhar mais intensamente para elas) que vão brincar de casinha, aqui não servem.
Flávio Pavesi nos deu dicas de ferramentas desenvolvidas especialmente para atender ao mercado de paisagismo, como podemos ver no exemplo da foto abaixo.
E quanto à afiação? Vou seguir as dicas dele e ver se é mesmo possível manter uma tesoura tão bem a ponto dela precisar da primeira afiação ao término de 5 anos de uso. A técnica? Lavar depois do uso, limpar com uma escova de dentes e óleo (mineral, de motor, de cozinha - podem ser usados), deixar escorrer (já limpa a ferramenta de bactérias e afins) e usar a ferramenta certa para o trabalho certo. Daqui a cinco anos eu conto como está a ferramenta de teste, ok?

A foto não ficou tão boa, mas dá para ver as três ranhuras que possui para impedir que a tesoura escorregue durante o corte de galhos mais duros e lisos. Tecnologia a nosso favor.

A eng. agr. Dra. Marisa Carlucci deu uma belíssima aula sobre palmeiras nativas pouco utilizadas no paisagismo. Em seu viveiro em Santos, já está produzindo algumas e tem muita disposição em plantar o que o mercado estiver disposto a absorver, passado o tempo devido. Ela se mostrou interessada em melhorar esse mercado no Brasil, dispondo-se, inclusive, a montar uma relação de produtores de palmeiras no Brasil. Eu nem suspeitava que temos mais de 200 espécies nativas. Que beleza! Somente a Indonésia tem mais opções que nós. Não consegui pegar o contato dela e o folheto acabou antes de chegar em mionhas mãos... quem manda sentar na turma do fundão, hein?

Fechamos o curso com uma aula sobre clima e tempo, com a meteorologista Josélia Pegorim, da Clima Tempo e da Rádio Eldorado. Consultá-la pode mesmo ajudar (e muito) no planejamento de nosso trabalho. Obrigada!

Bom, no meio de tanta gente especial tínhamos que terminar com festa: champagne (ou espumante, se quiser ser mais purista), petiscos, muito papo, alegria e fotos.

*** 17.08.2008 ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]