quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Telhados verdes

Não sei como ou quando exatamente vi um telhado verde (na net) pela primeira vez. Lembro que foi ano passado em algum momento de surf. Desde então essa idéia me acompanha e quero utilizá-la. Depois do curso, a vontade aumentou. Os telhados verdes (ou vivos, ou ainda ecotelhados) foram citados por mais de um palestrante e abordados com maior detalhamento por Toni Backes. Em sua aula, vários telhados chamaram minha atenção, tanto que estive comentando o assunto com minha querida amiga arquiteta Anngela Casa Nova - anngelacasanova@hotmail.com - e não pude deixar de xeretar a net em busca de fotos.
Sabe do que mais? Em Berlim (Alemanha) já é obrigatório construir com telhados verdes. Para não fazê-lo há de se enfrentar a burocracia e ter uma excelente explicação para conseguir a permissão.
Publico algumas fotos, com os links para o local de onde foram tiradas.

Fonte: ZinCo (empresa alemão que faz telhados verdes e soluções para garagens.

Esse telhado tirei daqui.

Esse exemplo achei ótimo. Uma escola em Lyon, França. Realmente um telhado, não um jardim sobre laje.

Mais um.

E esse, daqui.

A legenda original é essa:
Here is an opportunity for the U.S. to learn by example. You can see at least nine extensive greenroofs in this photo of Stuttgart-Weilimdorf, Germany. Photo source: ZinCo Int'l.
Desse link aqui, do mesmo site Greenroofs.


Gê: vamos fazer um? Dois? Três? Mil?

Um comentário:

  1. Estou muito empolgado com essa idéia e gostaria de implanta-la, mas não sei bem certo os riscos disso, se é que há riscos. Você referiu-se a aulas que a motivaram, nessas aulas você teve alguma precaução no desenvolvimento desse projeto? O que sei, são que plantas suculentas são aconselhaveis devido sua maior armazanagem de água e resistencia a secas e calor excessivo. Poderia por gentiliza enviar-me informações sobre o desenvolvimento desse projeto, se possui-las? limprtb@gmail.com Assunto = telhado verde

    obrigado

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]