terça-feira, 19 de agosto de 2008

Flutuando nas nuvens - 3/4

Começamos o dia com emoção, para acordar meeesmo: excelente aula de poda com o viveirista Luis Henrique de Almeida da Tropical Design. O primeiro oooh geral foi audível quando ele fez uma poda drástica num jasmin carolina. Seguiram-se outras, além de dicas de ângulo de poda, amolação de ferramentas, altura de poda... Algo que achei fantástico foi ficar sabendo que é possível plantar um torrão inclinado para endireitar uma planta e deixá-la mais aprumada. Chega de torturá-las com tutores para forçar seu crescimento retilíneo.
Segundo Luis, as plantas nos dizem quando querem ser podadas. Concordo, mas, se possível, prefiro deixá-las crescer livremente - há uma diferença entre cortar o cabelo e amputar um membro...

A aula de gerenciamento de obra foi muito importante, pois reforçou a necessidade que tenho sentido de novamente despertar meus conhecimentos adquiridos no curso de administração de comércio industrial (Industriekauflehre). O que meu irmão comenta de seu MBA também acho altamente aplicável ao mercado de paisagismo.
Osvaldo Policarpo Júnior foi sócio-fundador da ANP e têm uma empresa de 82 funcionários (que considera pequena), a Floraliz Paisagismo. Os temas por ele abordados foram muitos, portanto acabaram sendo bastante atropelados e desorganizados. Imagino que o assunto volte no curso do ano que vem, dividido em aulas que foquem temas para que possam ser mais bem trabalhados. Fica o estímulo a se informar por conta própria!

Logo tivemos uma explosão de energia na aula sobre marketing e orçamentos ministrada por Alex Sá Gomes, presidente da ASPABA - Associação dos Profissionais de Paisagismo da Bahia e paisagista há 20 anos no mercado de Salvador e Brasil. Foi muito reconfortante ver que soluções "caseiras" e simples como as que às vezes passam pela minha cabeça conseguem realmente atrair e fidelizar clientes. E fiquei encantada com seus programas para melhorar a qualidade de vida de sua equipe: responsabilidade empresarial em ação - parabéns!

Se antes eu já pensava em telhados verdes, agora não consigo tirar o assunto da cabeça. Um projeto está se formando e se modificando nela várias vezes ao dia. Em breve espero que esteja maduro para passar ao papel. Será que encontro o livro que
Toni Backes mostrou na aula "Telhados Verdes: incorporação de vegetação sobre coberturas de residências - ecotelhados"? Hum... está esgotado na editora... Mas ok, o que vi e ouvi em sua aula já me dará um norte muito bom e com bom senso, observação e estudo farei algo muito bom. Como é para mim mesma, nesse primeiro momento, posso correr o risco de testar.
Logo ele emendou uma aula de jardins vibracionais. Como é uma pessoa muito tranquila para agir e falar, intercalar suas aulas com alguém mais enérgico poderia ter sido boa estratégia. Eu amei voltar a ouvir sobre o assunto permacultura, ecovilas, aura das plantas (Kirlian)...

Encerramos o dia sendo motivados por Raul Cânovas a desenhar com as plantas, a procurar pelas menos utilizadas. Dessa vez no meio de tantas apresentadas achei uma ou outra que já utilizei e me senti mais feliz por isso :-).

*** 16.08.2008 ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]