sábado, 25 de julho de 2009

Latas




Já não lembro de onde tirei a idéia, pode ter sido do Cheiro de Mato (procurei e não achei mais...). Um dos meus aniversários compartido com tantas amigas capricornianas foi decorado com várias delas, que depois ficaram de presente para o dono da casa. Agora resolvi fazer de novo para dar de presente. E essas ficaram bem melhores que as anteriores, porque usei uma ferramenta adequada em vez de pregos (que sempre serão curtos demais e muito propícios a marteladas nos dedos).
Para fazer, lave as latas, encha de água, leve ao congelador, prepare o desenho desejado num papel do tamanho certo (usei o próprio rótulo das latas). Quando a água tiver congelado, fixe o desenho e vá fazendo pequenos furinhos com a ferramenta (chama-se punção? é uma ponta tipo prego com um cabo de madeira) e o martelo até completar o desenho. Faça mais dois furos perto da borda, um de cada lado, para prender a alça feita de arame.

Dicas:
* deixe ao menos um ou dois centímetros embaixo para poder fixar a vela e evitar que vaze cera quando ela estiver no fim. Fixei as velas como fazemos normalmente quando acaba a luz e pegamos um pires assim meio às pressas, gotejando parafina e colando a vela em cima. Depois acrescentei sal grosso para ajudar a segurar e pelos seus significados de limpeza e purificação que acho que tem tudo que ver. Poderia ter sido areia.
* a alça tem que ser comprida, porque a chama da vela esquenta bastante e não queremos provocar um incêndio, certo? Principalmente se formos pendurar a lata.
* velas sempre precisam de supervisão ;-)

Clique nas imagens para ampliar

5 comentários:

  1. OI Elena.
    Legal dessa idéa das luminarias de lata, fica barato e muito bonito.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito criativa essa idéia, eu adorei!
    Beijos
    uma otima semana

    ResponderExcluir
  3. Right! Me lembro das outras, as fotos dessas estão muito boas!
    Show de bola.
    Não por nada, mas o Sal Grosso faz a diferença hehe...

    Muito bom.
    Beijo do velho

    Taubrós!?

    ResponderExcluir
  4. Elena, que linda produção, esta tarefa pra mim é muito complexa, rsrsrrs Por enquanto ando me arriscando a trabalhar apenas com papel, rsrsrsrs
    Parabéns mulher do verde, adorei!!!!!
    Grande abraço e muitas saudades!

    ResponderExcluir
  5. adoreeei esse post.
    acho que vou passar o final de semana fazendo pelo menos uma, já que sou super-mega desajeitada.
    beijoca.

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]