quinta-feira, 2 de abril de 2009

Levando bronca por admirar as plantas dos outros, pode?

Já antes de decidir estudar plantas, hortas, paisagismo e querer profundamente fazer desse prazer minha fonte de renda eu andava com a máquina fotográfica à tira-colo "roubando a alma" de plantas que me chamam a atenção por sua beleza, bom uso, mal uso, mal-trato... Um modo de aprender, de comentar, analisar.
Continuo com esse costume, que hoje aprendi que pode ser perigoso. Estava eu passeando calmamente pelas ruas de Olivos com minha máquina (ops, é do meu pai...) e tirando fotos de arbustos, que é o que estamos estudando no momento no curso que estou fazendo - falo dele outra hora.
De repente ouço um chamado meio agressivo. Um senhor de cabelos brancos parado na esquina resolveu que eu poderia ser uma terrorista (é, ele usou mesmo essa expressão!). O guardinha também se aproximou.
Ele: O que você está fazendo ai? Isso é propriedade privada.
Eu: Estou apenas fotografando as plantas...
Ele: Não pode! Eu lá sei se você é uma terrorista ou que intenção tem?
Eu: Estudo as plantas, fotografo para isso...
Ele: Não pode!
Eu: Peço desculpas,
posso mostrar ao senhor.
Ele:
Eu não moro ai. Mas sou um vizinho, preocupado com o bairro. Vá fotografar as plantas da sua casa! (Mas bem que ele estava começando a ficar meio sem jeito, o tom de voz já não era mais tão agressivo) Eu: Peço desculpas...

Olhei para o guardinha, que sem jeito me falou que estava apenas fazendo seu trabalho, coitado. Olhei novamente para o senhor, virei as costas e fui embora. Para que continuar tentando explicar... Se ele cuidasse do próprio jardim ou de um vaso que fosse, não seria tão estressado, coitado.
Mas até entendo o medo da população e achei que isso pudesse algum dia acontecer, mas achei que seria com o morador, não com alguém passando na rua. E achei que seria em Sampa, não aqui em Buenos Aires onde a vida (ainda) é bem mais tranquila que ai...
Enfim, inauguro a coleção de anedotas da vida de uma paisagista principiante.

Eis a "culpada" da bronca, por ela parei justo hoje naquele lugar, naquela hora em que aquele senhor estava de passagem.
Quem manda fotografar uma herbácea quando está estudando arbustos? Mas valeu a pena, não acham?


Clique nas imagens para ampliar

4 comentários:

  1. Nossa Elena, preciso tomar cuidado por aqui também, rsrsrs Valeu muito a pena ter corrido o risco de ser levada pelo guardinha à delegacia, este exemplar de estrelitza (acho que é assim que escreve) está belíssimo!!!!
    Fico feliz que esteja com sua família e ainda fazendo fotos e cursos para continuar em busca do sonho. Sempre venho aqui e hoje curti demais a novidade. Se bem que de paisagista principiante você não tem nada viu! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, obrigada, obrigada, amiga querida.
    :-)
    Sinto saudades de escrever, mas nem sempre consigo... como pode ver.
    Vou AGORA tirar o atraso de ler o Olhos Verdes, que me dá saudades e está entre tantas outras coisas das quais tenho que abrir mão no momento, mas os blogs amigos pelo menos posso visitar ainda que com menor frequencia!

    Beijos ensolarados,

    Elena sem H

    Ah, sim, o nome completo dela é Strelizia reginae

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha! Contraventora!
    Fala pro véio ir fazer terapia, e você pode entrar no Greenpeace, sua terrorista verde marciana!
    (que viagem desse povo...!)
    Mas saiu realmente uma bela foto!
    Parabén.
    Beijo do velho

    Taubrós!?

    ResponderExcluir
  4. Elena, que coisa horrorosa, né menina? Uma coisa tão boa, esse povo devia mesmo é caçar um jardim pra cuidar!
    Eu tbém estou correndo esse risco, valeu pelo toque!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]