domingo, 15 de fevereiro de 2009

Roxo

Tradescantia pallida


A trapoeraba-roxa, coração-roxo, trapoerabão ou simplesmente trapoeraba é uma herbácea suculenta prostada, originária do México, que atinge entre 15 e 25cm de altura. Possui folhas pubescentes muityo decorativas (*).

Para mim, tem cara de casa de vovó, de lembranças da infância. Dizem que as fotos são pouco vistosas. A isso, digo que sim (são pequenas e discretas, também roxas) e que não, já que dão uma luz extra a essa forração. Sem as flores o canteiro certamente não seria o mesmo.
Se quiser mais dela, divida a planta, faça estacas de seus ramos ou, se tiver paciência e uma boa lente de aumento, use as sementes, que não são comumente utilizadas para multiplicá-la, mas são proliferadas pelo vento e outros agentes da Natureza, germinando onde encontrem matéria orgânica e umidade.
Quanto mais sol ela tiver, mais roxa se tornará. Do frio, não gosta muito, mas sobrevive a temperaturas como as de Buenos Aires no inverno (chega a fazer alguns graus abaixo de zero em certos dias) e volta com tudo assim que as temperaturas sobem.


* Fonte: LORENZI, Harry e MOREIRA DE SOUZA, Hermes. Plantas Ornamentais no Brasil. São Paulo: Ed. Plantarum, 2001 (3a edição - p. 381).

Um comentário:

  1. Adoro esta planta, acho a cor muito chamativa no contraste com o verde... Lindas as fotos!!!

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]