quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Plantas nativas do (meu) jardim

Ontem resolvi fazer uma contagem de quantas plantas nativas da flora rioplantense (leia-se daqui da região do Río de la Plata, em Buenos Aires) convivem - com exóticas, crescem e se preparam para florescer no jardim da casa de meus pais (no momento, meu jardim).
Primeiro, contei 8. Logo lembrei 'daquela outra' que minha mãe chama de erva-daninha. E depois dos dois cactos que tinha omitido no relevamento. Ontem, trouxe mais uma do viveiro. Ai, lembrei da muda de árvore que é hóspede em casa até eu poder levar para a casa de minha madrinha. E hoje, enquanto organizava as fotos que acabo de tirar para colocar aqui lembrei de mais uma que ganhei de uma amiga do viveiro e que está florescendo. No fim, oito viraram 14!!


 Allophilus edulis - Chal-chal: esta mudinha mede 1,5m e é hóspede em casa até eu poder levá-la à casa de minha madrinha - faz parte do projeto que fiz para ela e foi o presente de aniversário desse ano. Possui deliciosos frutinhos vermelhos que as aves adoram. As sementes devem ser plantadas imediatamente, pois seu poder germinativo dura muito pouco.

Diodia brasiliensis - Diodia
Arbusto para lugares de sombra e meia sombra, possui florzinhas brancas pequenas e muito parecidas às da érica (Cuphea gracilis)

 
 Glaundularia pulchella - Margarita morada
Herbácea de rápido crescimento - plantei apenas uma mudinha antes do inverno e ela já tomou conta da parte do canteiro que lhe cabe e está forrando o chão das zefirantes, o que achei ótimo também. Suas flores são lilases e perfumadas, pertence à família das verbenas. A foto da flor é do viveiro, mas a de casa está cheinha de botões.
Existe mais uma glandularia nativa, a G. peruviana, de flores vermelhas.

 Hippeastrum bifidum - Desconheço seu nome popular. ainda não a vi florescer, salvo em uma única foto que achei na net. Fica a expectativa! Temos poucas dela no viveiro e aproveitei o incentivo de uma amiga de lá (Tenés que llevarte una!) para adicionar mais uma nativa ao jardim.

 Nierembergia linariaefolia - Chuscho del monte
Uma herbácea que quase desaparece no inverno, fica feia e cheia de cochonilhas para renascer linda na primavera. A plantinha de casa é pequena e quer uma vaso maior. Essa foto é de uma plantada na entrada da reserva. Muito etéreas, suas flores parecem flutuar.

 
 Oncidium bifolium - Flor de patito
Ou, no Brasil, Chuva de ouro. Orquídea epífita muito ornamental quando em flor que cresce sobre as árvores da cidade. Na reserva, recolheram várias de galhos de tipuanas podados pela prefeitura.
A nossa (em Buenos Aires) está preparando a vara floral. A foto das flores é lá da casa de São Paulo, tirada em março de 2007.

 Opuntia aurantica
Esse cactos é um perigo! Basta encostar nele que um galinho se solta da planta-mãe e fica grudado na sua pele, roupa, luva grossa de couro (!) até que, em algum momento, cai para começar a povoar outro espaço. E é MUITO pontudo, machuca bastante e deixa a ponta do espinho atazanando ao infeliz que dele demais se aproximou. Veremos se nos dá o prazer de florescer, nem no viveiro tivemos essa honra ainda.

  Opuntia brasiliensis - Tuna
A primeira foto é da floração de uma planta lá no viveiro ano passado, a segunda, o galinho que trouxe para casa em dezembro de 2009 e a última do mesmo vasinho hoje.


 Rhipsalis cereuscula
Essa epífita foi um presente da mesma amiga que recomendou o Hippeastrum e para minha felicidade está florida.
 Rivina humilis - Sangre de toro
Herbácea de pequeno porte (uns 50cm de altura) e formato arredondado. Uma excelente opção para alegrar cantos sombreados, pois seus frutinhos vermelhos agregam cor a eles.

 Salvia guaranitica - Salvia azul
Se o frio for muito forte ou se houver geada, desaparece no inverno para brotar fortalecida e multiplicada na primavera. Se deixar, ela domina o jardim. 
 A foto da planta florescida foi tirada ano passado no viveiro.

 Tillandsia aeranthos - Clavel del aire
Temos várias dessas bromélias em casa, mas essa considero especial por ter nascido espontaneamente sobre a grade que divide nosso jardim do vizinho. Muitos acreditam que seja parasita, mas, se fosse, cresceria sobre a fiação elétrica da cidade?

 Tradescantia fluminensis - Santa Lucía morotí
Essa é a planta que minha mãe chama de erva-daninha. Eu gosto do brilho de suas folhas, do fato de crescer na sobra, onde a grama não quer saber de nada, de cuidar de si mesma e de suas florzinhas brancas com pólen amarelo (que não podem ser apreciados aqui).

 Zephyranthes candida - Azucenita
Na primeira foto, a espetacular floração (FEB2008, São Paulo). Na debaixo, um canteiro que montei no começo do ano. Elas estão se desenvolvendo muito bem, mal vejo a hora de ver tudo florido!


That's it, por enquanto. Espero que tenham gostado. As plantas nativas podem ser muito mais belas do que por puro desconhecimento imaginamos. E, por estarem mais preparadas para o ambiente onde crescem, requerem bem menos cuidados para ficarem belíssimas.




Clique nas imagens para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]