segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Meios expressivos

Uma das matérias que tivemos chama-se Meios Expressivos. Tivemos um professor muito bom e com ele aprendemos algumas coisas interessantes para soltar a mão e encarar a representação gráfica de projetos com mais recursos. Quero compartilhar com vocês alguns dos trabalhos que fiz e dos quais gostei mais.

Começamos o ano (2009) falando de cores primárias, secundárias, complementares..., de formas, de equilibrio, de harmonia, simetria ou falta dela e por ai vai. Depois, nos dedicamos algo mais às formas básicas: o quadrado, o triângulo isósceles, o círculo. Vimos que podem ser somadas, subtraídas, repetidas, giradas e que com essas formas podemos criar outras células que, repetidas, formam uma trama que pode ser útil ao desenhar um espaço verde.

Eis a trama que criei com minha célula-base. Depois, tirei duas cópias, as juntei e, trabalhando com um papel vegetal criei uma área verde. Cada um pensou em algo diferente com a trama que criou - uns, o jardim de uma casa com piscina, pérgola, churrasqueira... No meu caso, imaginei uma praça enorme, com canteiros e espelhos d'água, bancos, pérgolas, uma fonte centrar e um bosque ao fundo. Podem ver o resultado abaixo. [Escala 1:400 - as árvores representadas com círculos roxos à direita são Jacarandás]

Logo tínhamos que colorir o espaço criado e perder o medo do lápis de cor. Tudo começou muito de leve e tímido e com muito incentivo tornou-se mais marcado, mais forte e com mais personalidade. Obstáculo superado, agora conseguimos decidir se queremos ou não carregar no lápis de cor ;-)


- Para a próxima aula tragam passpartout 35x50cm e lápis grafite 2B, 4B, 6B e 8B. - diz o professor.
E lá vamos nós! O desafio: desenhar árvores. Como? Primeiro, escolha uma árvore - de prederência uma de que você goste, que conheça (bem) e que esteja por perto para ser vista ou da qual tenha várias fotos. Logo, analise, antes de mais nada, qual a estrutura da árvore que vai desenhar. Sua estrutura, como é? Colunar? E a copa, redonda? Copa alta ou baixa? Tronco liso ou rugoso? Folhagem densa? Compacta? E quanto à altura? Cresce simétrica? Curva-se com o vento? Possui flores? Qual a cor da folhagem - clara, escura, variegada?
Depois, comece usando um lápis 2B com ponta algo desgastada para não marcar demais o papel. Desenhe a estrutura da árvore: seu tronco e galhos. Logo, esboce a forma da copa. Satisfeito (razoavelmente)? Com os outros lápis mais suaves, comece a dar profundidade e textura a essa árvore, experimente o que cada lápis oferece: sua cor mais intensa, o rastro de grafite que deixa no papel, a possibilidade de esfumaçar usando o dedo, as manchas que deixa se tentar apagar...
Tive a vantagem de ter um professor por perto fazendo demonstrações, dando toques, incentivando a que perdessemos o medo de errar e o resultado está abaixo no falso pimenteiro ou pimenta rosa (Schinus areira), o primeiro que fiz, e na araucária.

O que vem depois do PB? A cor, é claro. Com têmperas aprendemos a mesclar cores e a dar as primeiras pinceladas. O desafio foram novamente as árvores, que dessa vez deveriam se representadas metade peladas, para mostrar sua estrutura, e metade vestidas com sua folhagem e floração. Fiz, entre outras, a Erythrina crista-galli, flor nacional da Argentina desde 1942, e um jacarandá.

Ufa! Um longo caminho percorrido. Hora de começar a pensar em 3D, em perspectivas e croquis. Para ajudar nessa empreitada, um exercício muito bacana. Cada um pesquisou e escolheu uma pintura abstrata de Robert ou de sua esposa Sonia Delaunay - eu escolhi este daqui. Passamos os traços ao tamanho 35x50cm e criamos um espaço utilizando esses traços. Surgiram praças muito interessantes (acho que apenas uma pessoa criou um jardim residencial dessa vez). Logo, fizemos uma maquete para a planta imaginada, tiramos fotografias - algumas do ponto de vista de uma pessoa que estivesse passeando pela maquete e, usando maquete e fotos como apoio, desenhamos duas perspectivas. Bastante difícil cumprir a tarefa, o resultado ficou melhor do que eu esperava. O que acham?




Clique nas imagens para ampliar

4 comentários:

  1. Taí uma coisa que adoro...desenhar, pintar...

    Belíssimas imagens!

    Beijos, Elena sem H...

    ResponderExcluir
  2. Uau s/H! Demais! Parabéns pelos trampos e pela veia artística! Muito bom.
    Beijo do velho
    Taubrós!?

    ResponderExcluir
  3. Elena, estava tão sumidinha dos blogs amigos e quando cheguei aqui hoje respirei fundo e pensei: preciso voltar com calma para estudar tudo isso junto com a Elena, rsrs Incrível os projetos, adorei os desenhos também, teria que fazer um curso só para aprender a desenhar tão bem plantas e perspectiva... Mas como eu também adoooooro estes assuntos, seria muito prazeiroso, ainda mais nesta escola que vc esta fazendo, que show amiga!
    Espero em breve poder revê-la e atualizar tantas novidades e descobertas suas. Fico cada dia mais feliz por saber que esta na direção certa!!!!
    Bjão
    Pri

    ResponderExcluir
  4. Ops, desculpe, coloquei um i onde não devia, rsrsrsrs, prazeroso ok!
    Bjs

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]