sábado, 9 de janeiro de 2010

Ameixas

Frutíferas de caroço como as cerejeiras, os pêssegos e as nectarinas possuem belíssimas floradas. Por aqui em Buenos Aires essas pequenas árvores caducas crescem e frutificam bem. E são muito fotogênicas também, apesar de ser complicado captar toda a beleza sem dispor de uma escada, principalmente por causa do contra-luz. Mas vale insistir, depois é só descartar em torno de 98% das fotos ;-) .

Prunus cerasifera - um pé de ameixa ornamental, com folhas de constante vermelho-vinho, cujos frutos têm mais caroço que polpa e muito tanino, não sendo interessantes ao paladar.


***

Duas espécies de Prunus comestíveis plantadas numa ilha do Delta do Paraná. Não lembro quantos pés há lá, mas na hora da colheita sei que trouxeram 11 cestos lotados e deixaram um monte para a fauna local. Na foto com os frutos, metade um dos 11 cestos colhidos que ganhei de presente. Doces, deram origem a um bolo, a um mousse de ameixas e a sorbet.

***

Esse pé de ameixa é do jardim da casa de amigos aqui em Buenos Aires. Numa área pequena eles têm mais dois pés de ameixa, um quinoto, uma mini-horta, dois tipos de uvas e muitos vasos em todos os cantos.

2 comentários:

  1. Que lindo o pé de ameixa, eu não conhecia!
    Belas imagens!
    Uma ótima semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Valeu a pena huh?! Os 2% de fotos que sobraram ficaram show!
    Beijo.
    Taubrós!?

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]