sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A difícil tarefa de ilustrar um projeto

Para mim, um dos maiores desafios em ser paisagista é ilustrar um projeto e fazer com que terceiros entendam o que se passa na minha cabeça. Isso é bem difícil porque as pessoas costumam ter dificuldades em ler plantas (que são relativamente fáceis de se desenhar), as elevações ficam 'chapadas' e apesar de cores e/ou sombras não transmitem exatamente a sensação de se estar no local, estou apenas me iniciando em desenhos em perspectiva (a axonométrica fica bastante esquisita e a de um ponto de fuga ainda é apenas o próximo desafio a encarar) e os croquis, mais livres, rápidos e cheios de vida e movimento ainda não passam de utopia na minha vida (as primeiras tentativas mais se assemelham a alguma obra de arte abstrata mal feita que a outra coisa... se bem que fiz dois copiando fotos de uma maquete minha que até que ficaram bons - melhor nem contar quanto tempo levei para chegar neles...). Na minha incessante busca pelo aprendizado já gastei muito papel, já apontei vários lápis, já comprei muitas borrachas novas, fiquei ainda mais amiga de réguas, esquadros e quetais e ando buscando muita informação internet afora. Nessas acabei encontrando o site e o blog do arquiteto ilustrador Eduardo Bajzek Barboza. Seu trabalho é lindo, uma inspiração para me tornar uma paisagista bem-remunerada criando e poder me dar ao luxo de pagar alguém que faça ilustrações por mim. ;-)

Eis um exemplo do trabalho dele. Escolhi essa ilustração porque conheço pessoalmente o lugar e acho que realmente ficou muito bom. Mais informações aqui.

Alguém saberia me dizer onde mais posso aprender a difícil arte de ilustrar uma idéia? Desenhar algo que já existe já é suficientemente difícil...



3 comentários:

  1. Olá Elena-sem-H.
    Agradeço seu comentário no meu blog e fico feliz que meu trabalho tenha servido como referencia para você. Procure lá os 'artigos de ilustração' onde vc encontrará mais algumas informações práticas.
    Vc já experimentou sair pra desenhar na rua? Olha, não tem experiência melhor...compre um caderno e saia por ai. é um ótimo exercicio de desenho.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Elena, tudo bem?
    Gostaria de compartilhar idéias com vc nest post.....mas serve de consolo só posso divir as mesmas ansiedades....também estou em aula de perspetiva...ufaaaaaa.só de lemrar ja me dá angustia..rrss.Pus-me a pensar agora no que vc diz no seu perfil: 'paisagista por paixão e em eterna formação'. Posso entrar para o clube???
    rsrs.

    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Eduardo e bem-vinda ao clube, Taty.

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]