segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quebrando a cabeça com o AutoCad


Placar atual:
AutoCad 10 x 7 Elena


Ainda não consigo falar autocadês, mas a primeira planta que resolvi fazer saiu.
Foram muitas e muitas horas de trabalho. Tenho certeza que fiz do jeito mais complicado e que poderia ter sido bem mais fácil e rápido, mas isso não importa, já que o resultado é aquele que quero: a planta em Cad está igua à original impressa que recebi para fazer um trabalho do
curso. Ufa! Fase 1 completada, agora estou lutando com a plotagem, outro baile mais. Se não fosse a Gê, minha amiga arquiteta, dar uma aula por messenger ainda estaria lutando com o Cad (desistir, nem pensar).
OK. Liga / desliga layers, põe legendas, cotas... Em escala 1:100 tudo bem, porque cabe numa folha A4 e pude testar e imprimir suficientes vezes até chegar onde esperava chegar. Por lógica (pelo menos a minha, obviamente não a do Cad), se a planta em escala 1:100 cabe numa página A4, a mesma planta em escala 1:50 entraria numa folha A3. A impressora daqui é apenas para folhas pequenas, uma A3, nem pensar. Então, seguindo essa mesma lógica, resolvi imprimir metade da planta em escala 1:50 numa folha, a outra metade em outra e depois colar o resultado, já que por enquanto só preciso de um rascunho mesmo e não vejo motivo para gastar tempo e dinheiro mandando plotar fora. Bem que a Anngela havia me dito que a nossa lógica não é a do Cad... A planta em 1:50 simplesmente não entra meio a meio em duas páginas A4. Uma parte fica de fora.
Resolvi então procurar por respostas na internet (o livro que tenho é resumido demais e não responde às minhas perguntas). Achei um site legal, que indica dois videos interessantes e que me deram vontade de aprender mais e dominar essa arte da plotagem (ou pelo menos me virar melhnor com ela, hahaha). Hoje não tenho tempo para isso, há outro desenho esperando por mim para a aula de hoje à noite. Já fico muito satisfeita em saber que há soluções mais práticas ;-)
Os videos de que falo estão mencionados nesse site aqui. Divirtam-se.

2 comentários:

  1. Elena, queria e não queria estar na tua pele, rsrsrsrs Pois morro de curiosidade de saber mexer com este tal Cad, mas por outro lado, sei que teria dificuldade por não dominar estes programas complexos, rsrsrsrs O Photoshp e o Corel já me são um graaaaande desafio, imagine entender o que este aí requer... Parabéns por mais esta conquista amiga, torço muito pelo seu sucesso e realização!!!
    Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Hi Margaret

    Thanks for your comment, you are always welcome here. I'll go and get to know some of your blog right away.

    Elena

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]