quinta-feira, 11 de junho de 2009

Puerto Madero


Projeto do engenheiro Madero, cumpriu com seu objetivo de porto por pouco tempo, pois o rio deixava demasiados sedimentos nos quatro diques e dragá-los encarecia demais os custos portuários. Ficou abandonado por muitos anos até que uma associação do tipo "Revitalizando Puerto Madero" fez um trabalho fantástico na década de 90, apoiada pela necessidade de crescimento da cidade. Hoje, vários restaurantes bacanas muito visitados por turistas, um hotel (ou são dois?), edifícios comerciais, apartamentos de moradia, uma reserva ecológica, praças, feirinha de artesanato e mais recentemente um achado arqueológico deixam esse bairro chamado Puerto Madero muito convidativo para passeios, pique-niques, descanso na hora do almoço e muito mais.
Estive lá ontem e visitei os dois grandes parques que que foram feitos bem ao estilo da cidade, que de seus contornos naturais já não tem mais quase nada ou nada. A intervenção foi bastante grande, foram feitas elevações, praças secas, mirantes. Há amplos gramados, muitas mudas de árvores que quando tomarem sua forma deixarão o espaço ainda mais interessante. Há quem critique que os espaços são meio escondidos, mas acho que isso é parte do charme desses parques: caminhando vamos descobrindo bancos, cantos, espaços para nos divertirmos e descansarmos.
Se não ponho algumas fotos, não sou eu. Então, lá vai.

Parque Mujeres Argentinas

A bandeira é a que fica na praça atrás da Casa Rosada (Parque Colón), o prédio de tijolinhos, um antigo armazém da época em que o porto ainda era porto, a ponta branca é a ponte "Puente de la Mujer" e, em primeiro plano, parte do Parque Mujeres Argentinas.

Parecido a São Paulo, mas nem tanto (falta o parque). Esse tanto de prédios é normal em Sampa, mas nem tanto em Buenos Aires. No centro sim, quase não há casas. Mas nos bairros (provincia), imperam as casas e construções baixas.



Parque Micaela Bastidas

Há uma praça elevada, que proporciona boa visibilidade da região. E o espeço abaixo dela está aproveitado (só não sei dizer com quê).

Êh vidinha mais ou menos...

Rosas e alguma instalação - provavelmente de um grupo de facu. Em outro canto, uma pessoa era maquiada para fazer as vezes de estátua viva e outro grupo cercava um grupo de árvores com tiras de papel (daquelas de bobina de calculadora).

Puxa uma cadeira que eu preparo o mate.


Clique nas imagens para ampliar

Um comentário:

  1. Que beleza. Parabéns pela arqueologia de locais de BA.
    Beijo do velho
    Taubrós!?

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]