Este post é um agradecimento à Assucena. Depois da oficina de compostagem caseira lá na Escola de Paisagismo e Jardinagem no Ibirapuera me empolguei a fazer uma em casa. Se você leu o cabeçalho do blog, já sabe: eu tenho que tentar por mim mesma e comprovar que a teoria realmente funciona na prática. Não levem a mal, não é desconfiança na experiência dos outros não, é para ter minhas próprias deliciosas experiências!
E foi assim que me convenci de que a composteira caseira não dá cheiro, nem atrai moscas, mosquitos ou baratas (ai, credo!) e que tampouco dá trabalho.
Só não tenho lugar para compostar tudo que consumo em folhas, cascas etc. Mas pelo menos faço um composto bem legal.
Meu baldão fica debaixo do tanque, na lavanderia. Não pega sol, fica tampado com folhas secas de árvores e tem um pratinho para recolher o chorume que já alimentou vários vasos aqui de casa.
Comecei no dia em que fiz a oficina, em julho de 2008.
Desculpem a foto, já estava anoitecendo, mas quis registrar o primeiro composto caseiro daqui. A foto foi tirada antes de peneirar o composto obtido.
OFICINA "Compostagem Doméstica"
Facilitadora: Bióloga Assucena Tupiassú
Objetivo: Mostrar como produzir composto orgânico com resíduos gerados diariamente em casa, contribuindo assim para a saúde de suas plantas e diminuindo a quantidade de lixo encaminhado para os aterros da cidade. Busca fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos com a conseqüente incorporação de atitudes e valores.
Público-alvo: Freqüentadores do Parque Ibirapuera, alunos da Escola de Jardinagem e munícipes em geral.
Local: Escola Municipal de Jardinagem – Parque Ibirapuera
Duração:3 horas
Vagas: 30 (mínimo 20 pessoas para realização do evento).
me passa a receita de verdade? tenho um amigo que vai adorar isso.
ResponderExcluir