terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Compostagem bem-sucedida


Este post é um agradecimento à Assucena. Depois da oficina de compostagem caseira lá na Escola de Paisagismo e Jardinagem no Ibirapuera me empolguei a fazer uma em casa. Se você leu o cabeçalho do blog, já sabe: eu tenho que tentar por mim mesma e comprovar que a teoria realmente funciona na prática. Não levem a mal, não é desconfiança na experiência dos outros não, é para ter minhas próprias deliciosas experiências!
E foi assim que me convenci de que a composteira caseira não dá cheiro, nem atrai moscas, mosquitos ou baratas (ai, credo!) e que tampouco dá trabalho.
Só não tenho lugar para compostar tudo que consumo em folhas, cascas etc. Mas pelo menos faço um composto bem legal.
Meu baldão fica debaixo do tanque, na lavanderia. Não pega sol, fica tampado com folhas secas de árvores e tem um pratinho para recolher o chorume que já alimentou vários vasos aqui de casa.
Comecei no dia em que fiz a oficina, em julho de 2008.
Desculpem a foto, já estava anoitecendo, mas quis registrar o primeiro composto caseiro daqui. A foto foi tirada antes de peneirar o composto obtido.


OFICINA "Compostagem Doméstica"


Facilitadora: Bióloga Assucena Tupiassú
Objetivo: Mostrar como produzir composto orgânico com resíduos gerados diariamente em casa, contribuindo assim para a saúde de suas plantas e diminuindo a quantidade de lixo encaminhado para os aterros da cidade. Busca fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos com a conseqüente incorporação de atitudes e valores.
Público-alvo: Freqüentadores do Parque Ibirapuera, alunos da Escola de Jardinagem e munícipes em geral.
Local: Escola Municipal de Jardinagem – Parque Ibirapuera
Duração:3 horas

Vagas: 30 (mínimo 20 pessoas para realização do evento).



Depois coloco a receita no blog. Agora não lembro de memória da proporção correta entre verdes (molhados - cascas, restos de frutas e verduras, coador de café com o café, casca de ovos lavada e esmigalhada no liquidificador etc.; contribuem com o nitrogênio) e marrons (os secos, que fornecem o carbono e são folhas secas, apara de podas já secas, de grama cortada). Era algo bem desproporional, com 1 parte de verdes e 30 de marrons. Depois confirmo.



??? "bem-sucedida" agora é com ou sem hífen?

Um comentário:

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]