quarta-feira, 18 de junho de 2008

Há formigas, formigas E formigas

Elas podem até parecer iguais, mas as formigas têm um traço distintivo que influi diretamente no seu controle: o alimento que consomem.
Eu havia aprendido um método de controle de formigas: sementes de gergelim cruas. Uma amiga, querendo se livrar das ditas em sua cozinha e casa, perguntou o que fazer e eu fui direto nessa recomendação. Não funcionou e não foi por causa da qualidade do gergelim não.

Acontece que as formigas podem ser divididas em 3 grupos:
* formigas doceiras (nesse grupo entram as lambedouras)
* formigas cortadeiras
* formigas carnívoras.

Doceiras são aquelas formigas que se alimentam de glicose, aquela da seiva de plantas, do açúcar do chá da tarde, das frutas, do mel, do bolo recém saído do forno...
Lambedouras são formigas que vivem às custas de pulgões: esses insetos sugadores excretam parte da seiva sugada e as espertas formigas vão lá recolher o que sobrou. Esse trabalho em equipe pode trazer ainda outros problemas para as plantas, como por exemplo a fumagina, um fungo preto que muitas vezes é confundido com poluição.
Para controlar esse tipo de formiga há alguns truques:
1. Pegue um bom punhado (um pires) de folhas de louro frescas e a mesma quantidade de cravo. Pique bem e deixe na cozinha. Essas formigas não gostam desse aroma.
2. Dissolva 3 a 4 gotas de detergente em uma xícara de café de água, encha uma seringa e injete no buraco de onde as formigas saem.
Ambos métodos afastam as formigas, não as matam, e precisam ser refeitos de tempos em tempos. Quando? Quando as formiguinhas voltarem a se sentir à vontade no ambiente!

Carnívoras se alimentam de... adivinhou: carne! São aquelas que às vezes flagramos carregando uma carcaça de barata ressecada. São o pessoal da faxina, do mesmo sindicato dos urubus, das hienas e outros mais que se alimentam de carcaças.
Para controlar as carnívoras, prepare uma mistura de uma parte de cloro para duas partes de água e passe no local por onde elas caminham (se for utilizar cândida, que é um cloro mais fraquinho, use na proporção um para um).

Já as formigas cortadeiras - as mais conhecidas são as saúvas - são as que cortam as folhas das plantas para nelas cultivar um fungo, que é seu alimento.
Essas sim podem ser controladas com sementes de gergelim crú. Elas carregam as sementes para o formigueiro, mas essas sementes possuem uma substância que é tóxica para o fungo, matando-o. As formigas não tendo o que comer, fazem as malas e mudam-se para outra paragem - se é que sobrou algum fungo vivo para fundar um novo lar-doce-lar... Isso quando não se dão conta do que causou o mal súbito (sim, às vezes elas devolvem as sementes).
Se você tem uma horta em casa, pode semear o gergelim. Nesse caso elas carregam as folhas, que possuem o mesmo princípio ativo que mata o fungo.

Caso esclarecido, meu caro Watson: sementes de gergelim para formigas doceiras só se for para fazer um agradinho e usá-lo como decoração de algum doce!

2 comentários:

  1. Oi Elê, que dicas legais! Adorei. Sempre que alguém pergunta de formigas, acabava falando apenas das cortadeiras, devido aos estragos no jardim... Mas foi super útil saber de tudo o que envolve este assunto.

    ResponderExcluir
  2. Uau Elena, que aula hein menina. Aqui no meu jardim tem essa que vive em simbiose com os pulgões. Coloquei umas folhas de louro nas proximidades mas elas ignoraram.. Só que era louro seco e também não juntei o cravo. Li sobre a dica lá na Comunidade. Vou tentar junto com o cravo:)
    Beijos e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]