Ando vendo tanta coisa interessante que cada vez que penso em publicar algo não sei por onde começar e no fim continuo lendo e navegando e deixo de publicar essas maravilhas, o que é uma pena. Dessa vez cruzei com algo que não posso deixar de compartilhar com vocês: Park(ing) day. Divertido, criativo, simples, barato, consciente.
Trata-se de uma idéia concebida por REBAR - um estúdio interdisciplinar de arte - desenho - ativismo de São Francisco. Em 2005, baseados em estudos de uso do solo público dessa cidade, chegaram à conclusão de que 70% desse espaço era usado para a circulação ou o estacionamento de veículos. Também descobriram que o município de São Francisco permite que as vagas de estacionamento sejam utilizadas com finalidade distinta ao estacionamento de carros propriamente dito e resolveram fazer uso desse direito para expressar de forma divertida e criativa a necessidade de mais áreas verdes na cidade. Tudo começou como Park(ing) - uma instalação de um dia - e logo se transformou em Park(ing) day - versão ampliada dessa idéia.
Em 2009 foram montados um total de:
* 744 parques,
* em 141 cidades,
* 21 países e
* 6 continentes (alguém afim de montar um na Antártida e incluir esse?).
Em 2010, PARK(ing) DAY acontecerá na sexta-feira, dia 17 de setembro de 2010.
Visitando a página do Park(ing) day network, descobri da América Latina já participam o Rio e Santiago do Chile. Deu vontade de fazer também - o que acham de participar? Estarei em Buenos Aires nessa data, alguém por aqui se habilita a montar algo comigo? E quem vai fazer um espaço em Sampa? Ou outra cidade? Vamos lá! Animem-se!!
Bom, vejamos por onde começo.
Oi Elena! Que saudades daqui!!! Não sabia deste movimento, que interessante, porém difícil de viabilizar... Gostaria muito de ir visitá-la e de quebra montar um espaço verde com você na rua. Lançar esta ideia no meu bairro é impossível, já que nem mesmo o parque permanente é bem cuidado, rsrs
ResponderExcluirUm grande abraço!
Pri