sábado, 3 de abril de 2010

Stapelia lepida? Orbea variegata?



Ganhei uma mini-touceira de uma amiga que também é voluntária lá no viveiro de plantas nativas há uns dois meses. Eles cresceram um monte e agora estão cobertos de botões de flores que são perfeitas estrelas. Essa suculenta é muito interessante, adoro o formato da planta e os botões de suas flores são como balõezinhos compostos de 5 de tudo: 5 sépalas, 5 pétalas, 5 estames... O botão é bem tridimensional, já a flor aberta é muito plana, uma estrela perfeita, toda pintada de roxo bem escuro e um verde-amarelado pálido. Parece um bicho e atrai moscas, que a polinizam. Não senti nenhum perfume, apesar de imaginar que deve ter algum cheiro a carne meio podre para atrair as moscas. Se lembrar, vou cheirá-la à noite e ver se algo muda.
Originária da África do Sul, de clima subtropical árido, requer solos bem drenados, arenosos, sol ou meia-sombra. Reproduz-se por estaquia de folhas, divisão de touceiras ou sementes.

Clique nas imagens para ampliar


***
Nossa! Ela tem cheiro de carne podre sim, E COMO! Mas tem que enfiar o nariz na flor e inspirar (não precisa ser muito profundamente não), o que possibilita que ela continue pendurada perto a área de circulação sem inconvenientes.


***
Alterei o título desse post pelo comentário feiro hoje pelo Neto. Acho que ele tem razão e se trata mesmo de uma Orbea variegata. Obrigada pelo atento comentário. (01 de abril de 2013)

7 comentários:

  1. Elena, que incrível essa flor! O botão já tem uma forma bem interessante, aí ele se abre nessa estrela linda. Adorei!
    Bjs, Fezinha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns menina!!Bem, eu já sigo vc a um tempinho...rs..Sou sua seguidora, e vivo apreciando suas postagens.Essa, eu tive q comentar!!!As fotos estão lindas e adoro a flor de suculentas e cactos, apesar de conseguir pouca ou nenhuma floração onde moro, por causa do frio!Recentemente abriu uma aqui q ainda não postei no blog, mas vou postar qualquer hora dessas!!Parabéns pelo blog.Bjus

    ResponderExcluir
  3. Elena (sem H), boa tarde.
    Muito simpático o seu cantinho e deve espelhar muito bem a personalidade da dona do blog.
    A planta que você nos trás acima, muito bonita por sinal, me parece ser uma Orbea variegata e não a Stapelia lepida. O gênero Stapelia se caracteriza por caules recobertos por fina penugem que não espinha como a Opuntia microdaisys, se bem que não seja característica constante devido ao grande número de specimens. É planta de 'cultivar' abundante e flores pequenas, mais ou menos 1/3 das flores da Orbea variegata, que é a sua planta. E é verdade, todas as plantas do gênero, Orbea, Huernia e Stapelia, entre outros, têm cheiro de carne em decomposição, peixe podre ou cocô. Em vez de serem polinizados por abelhas, besouros ou borboletas, elas o são por moscas e moscas varejeiras, que chegam a depositar seus ovos nas flores, particularmente no gênero Stapelia. Fazer o que nê? Nem todas podem ser princesas e quem não tem cão caça com "mau cheiro" , rsrsrs.
    Um grande abraço e continue sendo a portadora de alegria e simpatia como sem dúvida é.
    Neto Fortes seu mais novo seguidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neto, obrigada pelo comentario. Nem sempre é fácil identificar uma planta já que há outras tão parecidas. Ando escrevendo pouco por aqui, mas tentando voltar (O facebook acaba sendo mais cômodo...).

      Elena sem H

      Excluir
    2. Elena, eu de novo, Neto.
      Pois é, eu volta e meia estou 'deslizando' pelos sites referentes aos cactos e suculentas. Coleciono particularmente os Gêneros que mencionei, Huernias, Orbeas e Stapelias. Sou de BHte/MG e é muito difícil encontrar por aqui e pelo Brasil afora, a rigor, plantas destes Gêneros que são riquíssimos e com flores incrivelmente belas e exóticas.Dei a sorte de encontrar o seu blog que já vi, é muito variado. Realmente não é fácil identificar com acerto as plantas pois são bastante parecidas e muito numerosas, mas a gente vai aprendendo, não é mesmo. Será um prazer te seguir.
      Novamente o meu abraço. Neto.
      PS.Sou um anônimo que não quer ser anônimo, mas não sei entrar de outra maneira. Desculpe por isso.

      Excluir
    3. Não se preocupe pelo anonimato. Para deixar de ser anônimo vc precisa fazer login com uma conta google ou outra da lista que aparece.
      Até mais!

      Excluir
  4. Boa noite muito bom ler sobre essas linda plantas gostaria de adquirir mudas vc pode me ajudar j tenho uma espécie estou a procura de outras sou amante de suculentas .Meu e- mail anaquiteriamaria@gmail.com

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]