sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Identificando árvores

O governo da Ciudad Autónoma de Buenos Aires tem um serviço muito bacana.
Se você vê uma árvore na rua, gosta e não sabe qual é, anote o endereço completo. Depis, entre na internet no site do governo de Buenos Aires e saiba qual é a árvore, quais seus nomes botânico e popular, se está em bom estado de conservação e algunas cositas más.
Também há fichas de plantas nativas existentes na reserva ecológica e a possibilidade de pesquisar árvores por nome botânico, popular ou algumas outras características.
Muito útil.


7 comentários:

  1. Puxa Elena q projeto legal! Aqui no Brasil precisava ter um desses.Ia me ajudar muito.A parte mais dificil pra mim é decorar o nome das plantas...de resto até q me viro bem.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Que máximo! Bem que São Paulo podia ter um serviço assim. Eu com a minha dificuldade em identificar as árvores, aprenderia rapidamente com uma ferramento dessas!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatiana

    Realmente é muito útil. Além do mais, significa que o município sabe exatamente o que tem e em que estado, facilitando assim a manutenção e planejamento. Deve ter dado bastante trabalho montar esse banco de dados, mas certamente valeu a pena. Espero que o mantenham atualizado.
    Achei interessante que, ao entrar numa ficha de determinada espécie, indicam a participação dela no total da cidade, em porcentagem e em número de exemplares.

    Beijos,

    Elena sem H

    ResponderExcluir
  4. Realmente impressionante que haja tal dedicação a um banco de dados desses, tão dinâmico. Show. Ponto pra Buenos Aires nessa.
    Começa a agitar um desses pro Brasil...! Vai ficar doida, mas seria demais pra cidade e pros profissionais do ramo e interessados em geral.
    Beijo do velho

    Taubrós!?

    ResponderExcluir
  5. Belíssima iniciativa...
    Aqui no Brasil, o respeito não existe nem por parte dos cidadãos...

    Não raro se flagra pessoas, por motivos banais, e por conta própria, cortarem árvores...ou tratá-la como se fosse um ser inanimado...

    Enfim... haverá o dia, em que uma árvore fará parte da vida de todos não apenas por enfeite, mas de sobrevivência...

    Um abraço minha querida...

    ResponderExcluir
  6. Um exemplo de cidadania e desenvolvimento. Aqui no Brasil isso parece ser impossível de acontecer... Como já disseram acima, estes seres são desrespeitados e tratados como inanimados, é isso mesmo Zininha.
    Elena, que bela escola vc esta frequentando por aí, neste assunto os caras estão muuuuuito a frente!
    Um grande beijo e sempre os meus parabéns pelo blog, eu adoroooooo!

    ResponderExcluir
  7. Pri, Zininha

    Como diz o ditado, nem tudo que reluz...
    Apesar da cidade ser muito arborizada e das pessoas terem BEM menos resistência às árvores (em São Paulo infelizmente é comum ouvir que 'vou cortar e cimentar tudo, para não sujar'), tampouco é o paraíso. Vemos muitas podas que são verdadeiras mutilações, não-reposição de exemplares extraídos por motivos diversos e por ai vai.
    Em São Paulo a legislação é muito legal. Uma árvore (seja em via pública ou terreno provado) é considerada cidadã do município e é devidamente protegida por lei. Falta cumprir a lei (como tantas outras), mas a fiscalização já melhorou muito. Aqui a lei proteje apenas as árovores em vias públicas (mas para compensar as pessoas protegem as demais com mais amor que ai).
    Enfim, se pudéssemos juntar as duas, seria muito legal.
    O importante é continuar insistindo e divulgando as iniciativas que dão certo.

    Beijos e obrigada por comentar sempre, amo vocês!

    Elena sem H

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]