sexta-feira, 16 de maio de 2008

Cochonilhas

Hoje de manhã achei cochonilhas em meu manjericão roxo e na erva cidreira. Elas sugam a seiva das plantas, enfraquecendo-as. Manualmente retirei essas pragas, mas além de controlar, é necessário identificar o motivo delas estarem ali.

Vamos lá: algumas considerações no meu caso:
1.
De modo geral, os temperos são de origem mediterrânea e, portanto, gostam de sol. Bastante sol.
2. Parte de meus vasos de temperos ficam nos fundos da casa, num local onde, nessa época do ano, há pouco (ou nenhum) sol, além do frio que está fazendo... Portanto, aumenta a umidade. Esse conjunto pode enfraquecer a planta, deixando-a mais suscetível a pragas e doenças.

OK, causa provável identificada! Praga combatida (catação manual). O duro vai ser achar um lugar ao sol para elas...

Quando o dano é maior (eu peguei bem no começo e acho que me livrei de todas), emprega-se óleo de Neem (há quem escreva óleo de nim) para fazer o controle. Esse óleo é extraído de uma árvore de mesmo nome e, além do óleo, usa-se sua madeira (muito resistente) e a torta de neem como adubo orgânico que tem também a função de proteger as plantas contra doenças de solo. O óleo de neem não é tóxico para animais de sangue quente, podendo ser ingerida a planta logo depois de tratada. Há inclusive emprego medicinal desse óleo. Infelizmente de nada adianta simplesmente plantar uma árvore de neem no jardim... (em tempo: é uma árvore de crescimento rápido e de porte grande!).

Cochonilhas

Cochonilha de carapaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]