segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Ervas + Temperos

Ontem finalmente plantei minhas mudinhas que já estavam começando a reclamar do descaso de deixá-las naqueles saquinhos pretos. Agora na parede da frente da casa temos orégano, alecrim, sálvia a e tominho. E nos fundos um vaso com manjericão roxo + manjericão francês, um com cebolinha + cebolinha francesa, um enorme com hortelã (agora sim ela tem para onde crescer), um com cânfora (só porque gosto do cheirinho, sem uso culinário, pelo que sei), vários vasos com pimenta dedo de moça, uma pimentinha amarela muito bonita, mais manjericão, um vaso de Melissa (que não decide crescer nunca...).
E ainda mudinhas de manjericão enraizando.
Também estou testando a estufa individual da Neide com uma cebolinha.
Isso me faz muito bem!

4 comentários:

  1. Ola, Elena!

    Comprei meu primeiro vaso, um manjericao. Sou iniciante nessa arte e nao sei absolutamente nada! rs Gostaria de multiplicar o meu manjericao. Li algumas coisas sobre reproducao na agua. Existe alguma tecnica especial pra isso (cortar em um determinado lugar o galhinho para colocar na agua)? Tem que deixar o copo com o galhinho no sol? Quantos dias leva pra aparecer as raizes? Qual a diferenca entre fazer isso e cortar o galhinho e plantar direto fazendo uma estufinha?
    Obrigada pela ajuda!
    Abs
    Elisandra

    ResponderExcluir
  2. Oi Elisandra

    Multiplicar o manjericão é muito fácil:

    * você pode pegar um galinho dos mais "velhos" (mais lenhoso), arrancar sem tesoura puxando para baixo (isso se chama sapatinho) e plantar direto no substrato (1/3 terra + 1/3 areia + 1/3 matéria orgânica)
    * se quiser multiplicar a partir de ponteiras (galhos mais jovens), pode enraizar primeiro na água e depois transplantar. Leva uns 15 dias até as raízes surgirem. Depois, espere elas crescerem um pouco antes de colocar a muda na estufinha.

    Para todos os casos, deixe o copo ou o vaso com o galinho num lugar com bastante luz, porém fora do sol direto. Depois vá adaptando a planta ao sol aos poucos. O manjericão é de sol pleno, mas as mudinhas são um pouco mais frágeis, ok?

    Isso funciona também com a sálvia.

    Divirta-se e depois me conte!

    Beijos ;-)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por ter respondido, Elena!
    Deu certo! eeeeeh!
    Coloquei no copo com água. Quando vi as raízes despontando, fiquei toda orgulhosa! rs Porém estão ficando marrom escura nas pontas. Será que é porque eu tinha deixado no sol? Troquei para um lugar claro agora, mas sem que bata o sol direto, como você instruiu.
    Quantos dias devo esperar para plantá-lo? Já tem uns 4 ou 5 dias que as raízes apareceram. Estão com mais ou menos 0,5 a 1cm e no final do caule (as primeiras que apareceram) estão com uns 2cm.
    Valeu mesmo pelas dicas!
    A-DO-REI! Vou tentar com a sálvia tb.! he he he

    bjs
    Elisandra

    ResponderExcluir
  4. Oi ELisandra

    Pode plantar já, num substrato de 1/3 areia de construção média ou grossa + 1/3 terra + 1/3 composto orgânico (alguns chama de húmus ou terra preta/vegetal ou ainda aqueles substratos para plantio que se compra m prontos). Ai deixe o vaso (mín. 20 cm de diâmetro de boca) em lugar com muita luz e sem muito sol direto para "aclimatar" de depois de una 20 dias pode colocar cada vez mais tempo no sol direto até poder deixar no sol mesmo. É normal "queimar" um pouco as pontas, a planta depois se recupera.
    Vá em frente, isso é mesmo uma delícia.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Eba! Mais matizes nas minhas cores!!

***
Hey there! Thanks for leaving new shades into my colours.

[If you wish an answer, leave your e-mail.]