sexta-feira, 30 de maio de 2008

Jardins suspensos da Babilônia

Fui para a aula de hoje imaginando que falaríamos sobre como os jardins evoluem, ou seja, como se comportam as espécies depois de plantadas, como ocupam seus espaços e por ai vai (o nome da aula de hoje é "Evolução dos Jardins I").
Deixei a Escola de Jardinagem maravilhada com a aula que Marco Braga deu. Foi uma viagem no tempo: do Jardim do Éden à Idade Média, passando pelos egípcios, mesopotâmios, persas, árabes, gregos, romanos. Simbolismos, motivos para as estruturas existirem, difusão de métodos pelo mundo, ilustrações, fotos, fatos e curiosidades.
Adorei a aula de história! Segunda tem mais: viajaremos daí até os jardins dos dias de hoje.
Valeu, Marco, muito obrigada!



PS: Aprendi que até hoje não foram encontrados vestígios arqueológicos que comprovem a existência dos Jardins Suspensos da Babilônia - pode ter sido tudo fruto da fértil imaginação de alguém e da rádio peão de outros... Ainda assim, são uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

A foto eu peguei aqui, mas existe a mesma em outros sites, nenhum deles cita a fonte...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Semana do Meio Ambiente

XICO GRAZIANO
Secretário de Estado do Meio Ambiente


Convida para a

ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
PLANTIO DE ÁRVORES RARAS NO BOSQUE DO PALÁCIO
E
ASSINATURA DO DECRETO DO CADASTRO ESTADUAL
DAS MADEIREIRAS PAULISTAS - CADMADEIRA



O evento contará com a presença do Excelentíssimo Senhor

Governador de Estado
José Serra


02 de junho de 2008 12h00 Palácio dos Bandeirantes
Av. Morumbi, 4500 São Paulo – SP

Informações:
Setor de Eventos
F: 11 3133-3372 / 4076

Realização:
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Estado do Meio Ambiente

É numa segunda. Adoraria ir plantar uma árvore rara, mas não poderei. Nem sei ao certo se podemos participar ativamente do plantio... Se alguém for, pode documentar e compartilhar comigo depois, por favor?

Fiz inscrição em mais duas

Como estou adorando os professores (biólogos, engenheiros agrônomos, assistentes sociais...) do curso e agora sei da existência de oficinas oferecidas pela Escola de Jardinagem, me inscrevi em mais duas, além daquela que farei no sábado.

OFICINA "Compostagem Doméstica"
Facilitadora: Bióloga Assucena.
Objetivo: Mostrar como produzir composto orgânico com resíduos gerados diariamente em casa, contribuindo assim para a saúde de suas plantas e diminuindo a quantidade de lixo encaminhado para os aterros da cidade. Busca fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos com a conseqüente incorporação de atitudes e valores.
Público Alvo: Freqüentadores do Parque Ibirapuera, alunos da Escola de Jardinagem e munícipes em geral.
Dia/Horário de realização: 03 de junho, às 14:00 horas.
Local: Escola Municipal de Jardinagem.
Duração: 3 horas.
Vagas: 30 (mínimo 20 pessoas para realização do evento).
***lista principal a ser confirmada no dia 29/05, das 13:00 às 16:00 horas***
***lista de espera a ser confirmada no dia 30/05, das 13:00 às 16:00 horas***


OFICINA "Trilhas das Qualidades – Parque Ibirapuera"
Facilitador: Assistente Social Nilce, Bióloga Assucena e Engenheiro Agrônomo Juscelino.
Objetivo: Propiciar maior contato com a natureza e aprimoramento do olhar, mostrando como todos são capazes de aguçar a percepção ambiental. Buscar fornecer conhecimentos, desenvolver habilidades e ativar a sensibilização, incorporação de atitudes e valores.
Público Alvo: Freqüentadores do Parque Ibirapuera, alunos da Escola de Jardinagem e munícipes em geral.
Dia/Horário de realização: 07 de junho, às 9:00 horas.
Local: Escola Municipal de Jardinagem e Parque Ibirapuera.
Duração: 3 horas.
Vagas: 30 (mínimo 20 pessoas para realização do evento).
Observação: Trazer, se possível, uma máquina fotográfica.
***lista principal a ser confirmada no dia 04/06, das 9:00 às 12:00 horas***
***lista de espera a ser confirmada no dia 05/06, das 9:00 às 12:00 horas***


Inscrições:

Na Secretaria da Escola de Jardinagem localizada no Prédio da Administração do Parque Ibirapuera, próximo ao portão 4, pelo telefone (11) 5539-5291, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas ou mesmo através do e-mail oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br, informando nome completo e um telefone fixo.

Atenção:
A inscrição não garante a vaga, é necessário que o interessado confirme sua presença através do telefone, impreterivelmente, nas datas informadas em cada Oficina/Palesta. Não havendo esta confirmação, as vagas serão cedidas aos pretendentes incluídos em lista de espera que deverão ligar dois dias úteis antes do evento, para verificar se existem vagas por desistência.

Se o número mínimo de participantes não for atingido, a Oficina/Palestra será cancelada e os inscritos avisados no dia anterior.


Para maiores informações sobre outras oficinas, visite o site da Prefeitura neste link aqui.

OFICINA "Poda: Como e Quando Fazer"

OFICINA "Poda: Como e Quando Fazer"

Facilitador: Engenheiro Agrônomo Onélio
Objetivo: Apresentar aos interessados informações básicas sobre podas diversas em árvores, arbustos, cercas vivas, gramados etc.
Público Alvo: Freqüentadores do Parque Ibirapuera, alunos da Escola de Jardinagem e munícipes em geral.
Dia/Horário de realização: 31 de maio, às 10:30 horas
Local: Escola Municipal de Jardinagem e Parque Ibirapuera
Duração: 3 horas
Vagas: 20 (mínimo 10 pessoas para realização do evento)

:-D Acabei de confirmar minha presença, estava na lista de espera - uffff!!!!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Cochonilhas

Hoje de manhã achei cochonilhas em meu manjericão roxo e na erva cidreira. Elas sugam a seiva das plantas, enfraquecendo-as. Manualmente retirei essas pragas, mas além de controlar, é necessário identificar o motivo delas estarem ali.

Vamos lá: algumas considerações no meu caso:
1.
De modo geral, os temperos são de origem mediterrânea e, portanto, gostam de sol. Bastante sol.
2. Parte de meus vasos de temperos ficam nos fundos da casa, num local onde, nessa época do ano, há pouco (ou nenhum) sol, além do frio que está fazendo... Portanto, aumenta a umidade. Esse conjunto pode enfraquecer a planta, deixando-a mais suscetível a pragas e doenças.

OK, causa provável identificada! Praga combatida (catação manual). O duro vai ser achar um lugar ao sol para elas...

Quando o dano é maior (eu peguei bem no começo e acho que me livrei de todas), emprega-se óleo de Neem (há quem escreva óleo de nim) para fazer o controle. Esse óleo é extraído de uma árvore de mesmo nome e, além do óleo, usa-se sua madeira (muito resistente) e a torta de neem como adubo orgânico que tem também a função de proteger as plantas contra doenças de solo. O óleo de neem não é tóxico para animais de sangue quente, podendo ser ingerida a planta logo depois de tratada. Há inclusive emprego medicinal desse óleo. Infelizmente de nada adianta simplesmente plantar uma árvore de neem no jardim... (em tempo: é uma árvore de crescimento rápido e de porte grande!).

Cochonilhas

Cochonilha de carapaça

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Cacto prestes a florir (de novo)

Clique para ampliar.

As flores dele são brancas, pequenas e quase invisíveis. Na foto, dois botões e umas manchinhas marrons de outras já passadas.



Suculentas em regeneração



Multiplicar suculentas é fácil: pegue qualquer folha que caiu, deixe-a cicatrizar por um dia e logo jogue em cima da terra - do jeito que cair, está bom. Ela tem reservas de nutrientes e de água e dentro de aproximadamente uma semana lança finíssimas raízes. A folha mãe vai sendo sugada, até que murcha completamente quando a nova plantinha, clone da planta mãe, começa a tomar vigor. Quando pequenas, todas se parecem. O "modelo" só ficará visível quando ela crescer um tanto.

Clique nas fotos para ampliar.

Flor de maio (de novo)



Esta é daqui do escritório na OnG. Tem uma cor belíssima, que foge ao tradicional pink. As fotos são de hoje, clique nelas para ampliar.

Janela da energia



Trabalhar num escritório, atrás do computador, do e-mail, do Skype e do telefone o dia inteiro, todos os dias, é bem exaustivo e não é mais o que tenho em mente. Quem me lê aqui, sabe que quero mais é fazer a transição para o paisagismo logo, mas tem que ser de um modo pensado, para que dê certo. Enquanto isso, continuo com minha dupla vida profissional e, para manter a sanidade, ao menos tenho minha janela da energia.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Encantada

Prazer, Elena. Seu nome?



Fotografada hoje de manhã no campo experimental da Escola de Jardinagem da PMSP, que fica no Parque do Ibirapuera, São Paulo - SP.