terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sangre de Toro (Rivina humilis)

Herbácea nativa da região do Río de la Plata, floresce e frutifica por um longo período na primavera e no verão, enfeitando os cantinhos sombreados (sim, floresce na sombra!) do jardim. Algumas aves consomem seus frutos.
Mais sobre ela aqui.




quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Feria en la Escuela número 12 (Vcte López)

Sábado participo de outra feira com minhas cerâmicas, dessa vez numa escola pública daqui do município de Vicente López.
Se estiverem por perto, compareçam!



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O poste que virou árvore - 3

Ainda bem que para fazer manutenção hoje em dia ninguém mais sobe direto no poste.




Mandevilla laxa, aqui por essas bandas conhecida como Jazmín de Chile




Outro da vi uma trepadeira toda amontoada no chão porque tiraram o poste...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jardín del Hogar de Niños (Damas Rosadas)

As Damas Rosadas sao uma OnG que presta apoio a doentes em hospitais públicos e faz outros trabalhos sociais com a comunidade.
Em San Isidro, são responsáveis por uma creche chamada Hogar de Niños (Lar de Crianças). Entraram em contado com o viveiro pedindo doação de plantas nativas e assessoramento para revitalizar os canteiros que possuem na fachada.


Conheça o projeto e seus detalhes na apresentação abaixo.





segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Elena sem H - Cerámica para el Jardín

Em 2009 comecei um curso de cerâmica e adorei descobrir mais esse segredo da querida Pacha Mama. Do seu ventre nascem plantinhas minúsculas, flores espetaculares, esculturais árvores, paisagens inteiras. E cerâmicas. As minhas, para o Jardim.
Espero que gostem.


  

   

    

    




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Suspiros

Esses não são de comer, são de cheirar e de admirar. Os suspiros (ou Oenothera affinis, para os íntimos) são uma herbácea nativa daqui da região do Río de la Plata. Suas folhas são aveludadas, as flores de um amarelo intenso, mas a graça mesmo é ver como desabrocham frente aos seus olhos. Abaixo, um vídeo EM TEMPO REAL feito por Federico Di Fresco, um amigo voluntário da ARN.



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Así son las cosas

De 19 a 23 de outubro tive o prazer de acompanhar a um grupo de paisagistas brasileiros, uma israelense e uma venezolana que vieram trazidos por Raul Cânovas em viagem de estudos a Buenos Aires. Foi uma honra conhecer tantos profissionais e amantes do assunto e compartilhar momentos inesquecíveis. Comparto alguns deles.


 A gente vai visitar um viveiro, somos super bem recebidos, o dono (Mario Ferrari) pede desculpas pela bagunça (costumam receber visitas no outono e está tudo mais podado e arrumado) e qual a foto que mais faz sucesso e que todos querem ter igual? No meio das camomilas silvestres que invadem as filas de... o que era mesmo que estavam produzindo? Hahaha!


O Vivero Ferrari é espetacular, produzem 'a campo' e retiram torrões de plantas
com 2 ou mais metros de altura e em outro local algumas em vasos.


De lá, fomos ao Vivero Di Carlo, super organizado e sem matinhos crescendo
felizes com a chuvas da primavera, já que plantam exclusivamente em vasos
apoiados sobre chão cimentado.


Na quinta visitamos o Rosedal de Palermo, de 1914


A programação incluiu ainda palestras na UBA, visita à Reserva Ecológica Ribera Norte, show no Sr. Tango e um delicioso passeio no Tigre, o delta do rio Paraná (foto).

A próxima viagem organizada por Raul para paisagistas e amantes do assunto será no carnaval para a Costa Rica, aproximadamente 9 dias. Vamos?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Raul Cânovas na UBA - 21 de outubro às 16h

Extra - extra - extra: post en portuñol!

Conozco a Raúl desde hace... 5 años! Por primera vez lo escuché hablar en una gran feria de paisajismo y jardinería en São Paulo, la Fiaflora 2007. Luego participé de sus cursos y empezamos a hacernos amigos. Ahora tengo el placer de recibir junto a él un grupo de paisajistas brasileros en Buenos Aires. Conoceremos viveros, una reserva ecológica, participaremos de charlas y, como retribución, se propuso a hacer una charla para nosotros, los apasionados del tema en Argentina.
Así que, si tenés el tiempo libre ese día, venite. Y si no lo tenés, cambiá tus compromisos y... VENITE! Valdrá la pena, se los aseguro.





Conheço o Raul há... 5 anos! A primeira vez que ouvi ele falar foi numa palestra na Fiaflora 2007. Logo participei de seus cursos e começamos a nos tornar amigos. Agora tenho o prazer de receber com ele a um grupo de paisagistas brasileiros em Buenos Aires. Conheceremos viveiros, uma reserva ecológica, participaremos de palestras e, como retribuição, ele se ofereceu a dar uma palestra aos apaixonados pelo tema aqui na Argentina.
Portanto, se você tem a agenda livre, venha. E se não tem, dê um jeito de cancelar algum compromisso e VENHA! Valerá a pena, eu garanto.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Crescendo


 Não há garrafas que bastem e ainda assim há tantas e tantas e tantas mais dando voltas por ai...


Continuamos construindo as paredes da estufa lá do Vivero Didáctico Municipal de Plantas Autóctonas de la Costa com garrafas PET encontradas pelas ruas, trazidas pelas enchentes do rio e depositadas na Reserva, juntadas por colégios que nos apóiam... UFA! Parece que não tem fim. Ficamos muito satisfeitos em poder das destino a esse lixo que apenas parcialmente é reciclado, além de resolvermos nossa falta de paredes. Continuaremos subindo até o teto e faltam as demais 3 (uma está começada e será de garrafas verdes e azuis).

Octubre - mes de las aves

[Às vezes me pergunto se deveria começar a escrever em espanhol... Afinal, estou aqui já vai fazer três anos. Sei lá...]

Vamos ao que interessa: Outubro, mês internacional das aves.







Você sabia que mais de 230 espécies de aves escolhem San Isidro (municipio da Grande Buenos Aires) para morar?

Todos os anos no mês de outubro a Associação Ribera Norte (ARN) se une a um evento muito especial que é celebrado no mundo inteiro, o “Festival Mundial das Aves”. As atividades desenvolvidas durante esse mês são coordenadas em nivel internacional pela BirdLife Internacional y localmente por Aves Argentinas. Seus objetivos principais são fomentar que as pessoas se aproximem das aves e se envolvam em sua proteção.



Mais fotos aqui.
Para mais informação, acesse http://www.arn.org.ar/ (em espanhol).

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bioconstrução





No viveiro estamos fechando o 'invernadero' (estufa) com garrafas PET. Parecia que tinhamos muitas... Faltarão várias mais. E não vale consumir mais para ter as garrafas, hein!!!
Vejam o que estamos aprontando, aqui.

Fotos - www.arn.org

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Deu fome? Que tal comer flores?





Quando era criança me ensinaram a chupar o néctar de umas flores vermelhas (Salvia coccinea), depois vi que usavam o amor-perfeito (Viola x wittrockiana) para decorar pratos e que inclusive a vendiam (caro) no Pão de Açúcar. Essa ainda não provei... Também está em minha lista de pendências provar as flores de abóbora*. Provei pétalas de rosas. E flores de Sedum acre.
Há muitas e muitas mais para provar...
As da foto são Capuchinhas (Tropaeolum majus) que aprendi a comer no curso de jardinagem gastronômica do Sabor de Fazenda. As folhas foram recheadas com ricota temperada com maionese, cenoura ralada, ciboulette, sal e pimenta. Sucesso total de público e bilheteria!

Um amigo meu diz que todas as flores são comestíveis, mesmo as de plantas venenosas para o homem, já que as flores não possuem venenos para atrair seus polinizadores. Será? Alguém pode corroborar essa informação? Se assim for sairei provando flores adoidadamente...

Próxima na lista: aloe (aqui também).


Check! Fiz recheadas.

Insectos de la Ribera - último fimde

Mais atividades e o encerramento desse evento acontecem no fim de semana de 6 e 7 de agosto. Lembramos que a exposição de fotos pode também ser visitada amanhã das 12h às 18h.

Insectos de la Ribera - primeiro fimde

Sábado montamos a exposição de fotos de insetos - todos ele fotografados na reserva Ecológica Ribera Norte. Treze fotógrafos com pulso firme nos mostram detalhes desses 'bichinhos' que geralmente queremos ver longe de nós, mas que são tão importantes para manter o equilíbrio de nossos ecossistemas.
Houve também duas informais palestras (alguém conhece palavra melhor para traduzir 'charlas'?) e nos próximos fins de semana até 07 de agosto haverá atividades para grandes e pequenos.
Sejam bem-vindos e tragam seus amigos!




segunda-feira, 4 de julho de 2011

Insectos de la Ribera

[Foto do site by Nancy Regio]


INSECTOS DE LA RIBERA es un proyecto llevado adelante por la Asociación Ribera Norte con el auspicio de la Dirección de Ecología y Conservación de la Biodiversidad de la Municipalidad de San Isidro, cuyo objetivo es que la comunidad se acerque a la naturaleza, conozca la diversidad de insectos que habitan la región y reconozca la importancia que tienen en el ecosistema, incentivando de distintas formas la observación de estos pequeños animales.
El Parque Natural Municipal Ribera Norte conserva los ambientes naturales ribereños y su flora y fauna características. Durante todo el año, cientos de visitantes se acercan a la Reserva y tienen la oportunidad de encontrarse con una gran diversidad de plantas, aves, reptiles, anfibios y otros animales. Sin embargo, los insectos, a pesar de su gran importancia dentro del reino animal y del ecosistema, pocas veces son avistados, reconocidos y valorados. Este proyecto pretende ser una ventana a ese pequeño universo, asombroso y vital para las interacciones de nuestro ambiente.
Desde el 16 de julio hasta el 7 de agosto, se presentan variadas actividades que, desde múltiples enfoques y diferentes instancias de participación del público, nos sumergen en el mundo de los insectos con:
  • Charlas de divulgación, que estarán a cargo de expertos en cada tema.
  • Talleres y proyección de películas, con actividades prácticas especialmente orientadas para niños, que estarán a cargo de guías de la Asociación Ribera Norte.
  • Muestra fotográfica, en la cual se exponen fotografías tomadas por los visitantes (fotógrafos aficionados y profesionales) en el Parque Natural Municipal Ribera Norte.
  •  

Cronograma de actividades gratuitas

  • Sábado 16 de julio
    • 15 hs: Inauguración Muestra Fotográfica "Insectos de la Ribera" [+info].
    • 16 hs: Charla "Insectos de la ribera", a cargo de Willy Bryant (guardaparque municipal) [+info].
  • Domingo 17 de julio
    • 16 hs: Charla "¿Por qué los insectos son insectos? Características e interacción con su entorno", a cargo de María Julia Bena (licenciada en Ciencias Biológicas y guía intérprete de la ARN) [+info].
  • Sábado 23 de julio
    • 16 hs: Charla "¿Qué son las abejas?", a cargo de Juan Pablo Torretta (licenciado en Ciencias Biológicas, CONICET-UBA) [+info].
  • Domingo 24 de julio
    • 15 hs: Cine para chicos con la película "Bichos" y actividades creativas, a cargo de Luis Chaves (guía intérprete de la Asociación Ribera Norte) [+info].
  • Sábado 30 de julio
    • 15 hs: Taller de manualidades para toda la familia "Creando nuestro propio insecto", a cargo de Antonella Bergonzi y Marina Cardoso (Voluntarias de la Asociación Ribera Norte) [+info].
  • Domingo 31 de julio
    • 16 hs: Charla "Con plantas nativas, vuelven las mariposas a tu barrio", a cargo de Melina Petry (Proyecto PANAMBÍ y Árboles sin Fronteras) [+info].
  • Sábado 6 de agosto
    • 16 hs: Charla: "Mosquitos de Buenos Aires", a cargo de Nicolás Schweigmann (licenciado en Ciencias Biológicas de la UBA) [+info].
  • Domingo 7 de agosto
    • 16 hs: Cierre de la muestra fotográfica y entrega de certificados a los participantes.


    Mais info aqui: Insectos de La Ribera