terça-feira, 31 de agosto de 2010

Olha só que delícia

Vivo dizendo que deveria haver pracinhas com jogos de criança para adultos. Essa mania de não permitirem maiores de 12 anos nas gangorras, balanços, escorregadores não tem graça nenhuma!
Já vi praça para terceira idade (praça Victor Civita, em São Paulo - depois escrevo sobre ela). Mas do jeito que eu quero, nunca vi. Por isso gostei dessa publicação da Kika Reichert.

A foto lá em cima é daqui. E a próxima, tirei desse.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cheiro de melancia


E não é que ela tem mesmo perfume de melancia?

Lembro de uma visita que fiz a um laboratório de aromas. Eles tinham uma biblioteca com pequenos frascos contendo aromas. Aroma de carro novo, de queijo (fabricavam o componente aroma e sabor de salgadinhos tipo Cheetos), de banana, de couro... Um frasquinho era melancia - um líquido transparente como água.
Essa orquídea bem que leva jeito para pegadinha. Com uma gota desse líquido qualquer coisa teria cheiro de melancia ;-)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Separador de grama caseiro

Recicle, reuse, repense.

Eu reciclava e ainda reciclo (em São Paulo é mais fácil que aqui).
Reuso o que posso - as garrafas PET com paredes lisas aqui em casa viram separador de grama.
E repenso também - deixei de comprar água com gás em garrafas descartáveis - gerava MUITO lixo. Agora tenho um 'sifón automático' - uma garrafa que suporta pressão. A gente enche com água (uso torneiral mesmo), atarraxa uma garrafinha e gás que parece um extintor de incêndio, ele gasifica a água e voilá: água com gás.


Vejam abaixo como faço o separador de grama caseiro de garrafas PET.



A matéria-prima: tire o rótulo (e recicle - ainda não achei utilidade para ele...), corte a parte de cima e o chão também (o chão serve como vasinho para reproduzir suculentas - basta furar com um prego aquecido na chama de uma vela)


Achate o cilindro e marque a dobra passando o cabo de uma tesoura, o de uma chave de fenda... Logo, encaixe um cilindro no outro e seu separador de grama estará pronto. Se considerar demasiado largo, grampeie as juntas e corte pela metade - use a parte dobrada para cima, assim não entra terra e fica melhor acabado. Costumo enterrar até ficar, de preferência, imperceptível.


Dessa vez usei o separador para começar algo que venho querendo resolver há algum tempo. Temos um telhado sem calha na churrasqueira e a água da chuva deixa a faixa mais próxima ao piso sempre muito úmida. Resultado: a grama não cresce (principalmente se juntarmos à isso o fator sombra...). Solução: colocar uma faixa de pedras, do mesmo tipo que usei em outro pedaço, debaixo da torneira.
Para fazer bem feito, cortei a terra com uma pá reta (com cuidado porque sabia da existência de encanamentos no local), retirei, coloquei o separador de grama para evitar que a terra invada as pedras, acrescentei isopor picado, areia grossa e manta bidim para ajudar na drenagem e logo cobri com as pedras. A grama da 'fronteira' está feia, nivelei com areia grossa e agora veremos se ela, com o aumento da temperatura, crescerá melhor. De qualquer maneira, pretendo fazer um canteiro num dos lados, então a grama desaparecerá mais cedo ou mais tarde.


Antes - modificar a altura da grama seria complicado e cheio de barro, então mantive a curvatura. Na parede há ganchos para prender paredes de plástico em dias de chuvas - devem continuar disponíveis.




Durante - corte, retirada da terra num balde para ter menos trabalho depois, colocação do divisor, do isopor picado à mão (na parede vêem-se as marcas indicando os encanamentos) e da manta geotêxtil de drenagem


E depois - as marcas da parede foram feitas com gesso e desaparecerão com as chuvas (podem ser lavadas também). Com o tempo a grama crescerá na parte que foi nivelada com areia (se o canteiro planejado para o local não surgir antes disso, claro)

Ainda tenho pedras suficientes para fazer o acabamento do outro lado do caminho de tijolos, que é mais comprido. Para os fundos precisarei fazer nova compra. Ainda bem que a manta que tenho é suficiente, porque ainda não consegui comprar por aqui.

Assim vou montando os canteiros aos poucos - uma vez decidido o formato e conhecidas as condições do local, fica mais fácil decidir sobre plantas e acabamentos. A Phaius do post anterior é o começo de um desses canteiros.


Clique nas imagens para ampliar

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Novos habitantes

Ontem fui me deslumbrar numa feira de cactos, suculentas e orquídeas. E voltei como novos habitantes para nosso jardim.


Phaius tankervilleae



A Phaius é uma orquídea terrestre e de solo úmido. Deve receber boa luminosidade, e 30% de sombreamento. Perfeita para esse cantinho que vive úmido, onde a grama insiste em não crescer, onde há sombra boa parte do dia. O produtor que a vendeu me alertou que ela pode desaparecer completamente no inverno, mas que depois rebrota. E que se reproduz bastante - eba! Como já tenho um filhotinho nascendo, ano que vem terei mais de uma vara floral!!! Li na net que as flores são perfumadas e que duram uns 45 dias. Tempo: faça sua magia.



Maxillaria spegazziniana


Essa Maxillaria é nativa do estado de Misiones (Argentina) e do vizinho Rio Grande do Sul. Supostamente tem perfume a melancia, terei que conferir. É epífita, pequenina, de crescimento bastante lento e para lugares com meia sombra e boa umidade do ar.




Fico devendo o nome dessa suculenta de meia sombra (cuidado com o sol do verão!!!) que nessa época do ano fica com as bordas bem vermelho-vinho, puxando para o violáceo. Linda, vai enchendo o vaso aos poucos com seus filhotes. Ainda não tive oportunidade de alojá-la devidamente.



Clique nas imagens para ampliar

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O inverno vai chegando ao fim

Apesar de ainda faltar um mês para o início da primavera nota-se que o inverno vai caminhando ao seu fim mais uma vez. Dias mais quentes começam a intercalar as ondas de dias frios, algumas plantas começam a dar sinais de novas brotações e botões florais, o sol já não está tão baixo, os dias ficam mais longos.
São dias realmente lindos, ótimos para pedalar apreciando a paisagem, sem congelar e sem derreter. Hoje passei o dia do lado de fora, na rua ou no jardim. Comprei argila, preparei novas peças de cerâmica (vasos, claro!). Agora estou cansada e feliz.

sábado, 14 de agosto de 2010

Tutor de seda


Reparem bem: uma teia de aranha está servindo de tutor para uma trepadeira. Ou estava.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fugiu mesmo

Sabem, ela ainda não voltou... Pelo menos não para o que eu preciso no momento, outras coisas sim andam saindo.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

De Lego em Lego...

Uma bela maquete para analisar visuais, vistas, cheios e vazios. Exposta nas Galerías Pacífico durante os festejos do Bicentenário em maio. Usaram-se 36.025 peças no total, sendo 4.530 para construir a Casa Rosada.


Assim a Dona PresidentA* deve ver a praça quando chega diariamente (aham!) de helicóptero ao trabalho
* porque ela não é presidente, é presidentA...


A lateral do Cabildo com alguém na varanda e, ao fundo, a Catedral - durante os festejos a visita ao Cabildo (atualmente um museu) era gratuita e todo esse espaço que se vê de calçada, rua e praça estava apinhado de gente e de veículos militares em exposição.


Um pouco de contexto



E agora, na real (24MAY10):






Clique nas imagens para ampliar

Inspiração, aonde você foi?

Roda, navega, folheia revista.
Pega livro.
Larga livro.
Abre outra revista, dá uma volta na rua, bate uns papos com pessoas...
Volta pras revistas, pros livros, pras ondas da net.
Inspiração, cadê você?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sombra


Acabei de encontrar essa foto no blog ponto.arquitetura. Ilustra muitíssimo bem os belos efeitos que podemos obter se soubermos usar as sombras. De árvores de folhagem rendada, pérgolas, iluminação decorativa. Puro deleite.

domingo, 8 de agosto de 2010

Casa FOA 2010


Porque uma fundação oftalmológica (FOA = Fundación Oftalmológica Argentina) resolveu fazer uma exposição de arquitetura, decoração de interiores, arte e paisagismo eu só consigo entender pelo lado da arrecadação de fundos.
A mostra argentina congrega profissionais dessas áreas que, preferivelmente com patrocinadores, montam espaços. É como se fosse uma Casa Cor em tamanho reduzido (bastante reduzido). Pode ser interessante, depois que a gente, que vem com a Casa Cor na mente, se acostuma com a idéia de que é uma mostra de tamanho (bem) reduzido. Esse ano será realizada num prédio histórico La Defensa e terá uma mostra alusiva à comemoração do Bicentenário (em 1810 deu-se o pontapé inicial pela independência da Argentina e do Uruguai, com o Cabildo abierto).
Eu vou, quem me acompanha?

Mais informações aqui.



Abaixo, fotos da Casa FOA 2008 (dezembro + janeiro 2009) realizada no Puerto de Frutos de Tigre




Plantar uma floresta


Plantar uma floresta não é tarefa fácil. Nem mesmo se ela for uma maquete. Já investi 5 horas nessa e ainda falta um bom bocado para conseguir preencher esse isopor de 50 x 50cm. Alguém se habilita a me ajudar?

sábado, 7 de agosto de 2010

Dentro com cara de fora




Não há um móvel moderno (ao menos no salão), as cadeiras são todas diferentes, vê-se muito tijolo, dormentes, cerâmica, madeira e vidro. A luz de velas ajuda a compor o ambiente, a decoração é criativa, artesanal e interessante.
E a comida, uma tentação ;-)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Atendendo a pedido: antes e depois

Antes e depois de algumas fotomontagens, só pra matar a curiosidade.








By the way, concordo que as montagens são legais dependendo do objetivo e que isso de nada mais ser real sucks.


Clique nas imagens para ampliar

terça-feira, 3 de agosto de 2010

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Incursões no Photoshop

Uma simples troca de fundo (que poderia ser mais bem-feita)


Mais uma ferramenta para demonstrar idéias: a fotomontagem. Tivemos algumas aulas de Photoshop, o suficiente para entender que isso toma muito tempo e requer muita paciência - mais do que eu acredito ter... De qualquer forma, conhecimento nunca é demais.


Aqui removi os prédios do fundo e coloquei um céu azul bem mais convidativo


Foto de uma praça para a qual fizemos um projeto - na montagem, uma idéia de como ficaria o desenho proposto
(plantas - fotos de autoria desconhecida)


Boulevard que estamos trabalhando no momento, com novo piso e bancos
(foto dos bancos: http://www.estudiocabeza.com)


Clique nas imagens para ver os (d)efeitos de fotomontagem com maior clareza