domingo, 31 de maio de 2009

Aonde você mora? - 3





Clique nas imagens para ampliar

Re-Colorindo o blog



Ou seria descolorindo?
Adoro laranja, mas cansei de olhar para ele cada vez que entro no blog. O branco foi inspirado na facilidade de leitura e leveza do Blog de cheiros e também o uso como homenagem a ele, tão simples e belo.
Esqueci de guardar um exemplo do lay-out anterior, laranja. Na próxima mudança, farei um print screen antes.

sábado, 30 de maio de 2009

Horta de outono


Lá no Jardim Botânico Carlos Thays acontecem diversas atividades gratuitas para todo tipo de público. Uma delas é a oficina de horta que acontece ao longo do ano em quatro módulos: horta de outono (participei dessa, nos meses de março, abril e maio), de inverno (começa semana que vem), de primavera e de verão.
Aprendemos de tudo: como usar a pá para preparar o canteiro, como fazer composto orgânico, como semear em sementeira, em linha e a lanço, como repicar, limpar o canteiro, usar a estufa, regar, mas sem o gran finale: como colher. Isso porque semeamos, cuidamos e tal, mas a maioria ainda não está no ponto de colheita. Além do mais, colhemos uma parte, quando muito, porque essa horta educativa também atende escolas e é necessário que as coisas continuem ali, seguindo o ciclo, para mostrar também a floração, a coleta de sementes e o decaimento de cada espécie.



Foi muito bacana conhecer algumas espécies novas para mim, como a borragem, compartir algumas horas das terças-feiras com gente alto astral, trabalhar a terra.
Agora deixo a vaga para outra pessoa, voltarei para visitar e dedicarei esse tempo a trabalhos voluntários na reserva ecológica educativa Ribera Norte.

Mais fotos aqui.


Clique nas imagens para ampliar

terça-feira, 26 de maio de 2009

Senac Santa Cecília realiza seminário de paisagismo

Pra dar vontade:

"...aborda conceitos de infra-estrutura verde e apresenta tipologias como jardins de chuva, canteiros para águas pluviais, biovaletas, cisternas, malhas verdes, tetos verdes, alagados construídos, bacias de retenção e de detenção.

Abbud vai apresentar projetos recentes de sua empresa como forma de ilustrar soluções para a temática. Argumenta que, no passado, o objetivo da área era tratar os vazios urbanos. E que hoje é preciso criá-los com qualidade de dimensão, forte presença visual e continuidade de conexão, resultando em corredores verdes de vida entre os maciços da cidade. Se antes o paisagismo tinha função estética e de contemplação, agora possui também compromisso ambiental, enquanto o próximo passo é atingir a dimensão social.

O evento ocorre dia 4/6/2009, no Senac Consolação, e inclui várias palestras."

domingo, 24 de maio de 2009

Reservas ecológicas urbanas

Definitivamente a vida aqui em Buenos Aires tem um ritmo diferente da de Sampa. Um amigo que passou um ano aqui à trabalho constatou que, apesar de também trabalharem horas extras, nem de longe se comparam às daí. E quando vejo no noticiário que o trânsito está parado, tenho que rir, pois os veículos todos estão andando a pelo menos uns 40km/h. Mas isso é assunto para outro post e para outro blog. Vim aqui hoje para falar de refúgios ecológicos urbanos em Buenos Aires.

Há alguns anos conheci uma reserva ecológica bastante grande que fica longe da casa de meus pais, na Costanera Sur, perto de Puerto Madero. E mais recentemente tive a oportunidade de visitar umas aqui perto. Ontem me inscrevi como voluntária numa delas. Começo em junho. Eba! Eles têm viveiro de nativas, fazem projetos de recuperação com nativas para dois museus, trabalham com escolas, reintegram animais silvestres ao ambiente natural. Em 10ha de terra e mais 10ha de rio fazem um trabalho bem bacana, mal vejo a hora de começar a sujar as unhas com a terra de lá.

Abaixo, trechos da Reserva Ecológica Vicente López, de 3,5ha, no bairro de La Lucila. Esta, menor, está mais "urbana", com trilhas mais fáceis de percorrer, menos trilha e mais caminho. Fui ver se precisavam de voluntários, mas já estão mais organizados e, por serem menores, não estão estruturados para isso no momento.

Vista da entrada, com o prédio de uma escola ao fundo (e helicópteros sobrevoando a área, apesar da proibição...)

Passarela pela lagoa semi-povoada de aquáticas. Regularmente fazem um trabalho de limpeza, do contrário as aquáticas ocupam todo o espelho d'água impossibilitando a vida de aves, peixes e tartarugas.


***
Estación ecológica Vicente López

Aberta de terça a domingo, das 9 às 17h no inverno e das 9 às 18h no verão.
Há possibilidade de agendar visitas guiadas e de ver filmes ou assistir a palestras didáticas.
Tel: (+54 11) 4711-2878/77
Paraná y el Río de la Plata (altura del 4000 de Av. del Libertador)


E abaixo a outra reserva ecológica, o Refugio Natural Educativo de la Ribera Norte, no município de San Isidro, onde serei voluntária :-)


Os sons de lá são deliciosos, dá vontade de nem voltar para casa, quando, de repente, um motor, um helicóptero, um auto-falante do clube vizinho nos trazem de volta à realidade...
São muitas as fotos que desejo publicar, um pouco demais, suspeito. Portanto, elejo algumas e coloco essas e outras mais num álbum no Webshots, para os mais curiosos e/ou interessados, ok?

Essa é a lagoa totalmente encoberta pelas aquáticas. Como não é época de patos e outras aves migradoras, tudo bem, mas depois é necessário limpá-la para que essas espécies possa voltar e fazer seus ninhos - elas precisam de um espelho d'água livre.

Há cerca de 1000 espécies de aves na Argentina e 200 delas podem ser avistadas nessa reserva em diversas épocas do ano. Essas pegadas são de uma garça.

Paisagem ribeirinha

Ai, que saudades de fazer uma trilha...


***
Refugio Natural Educativo de la Ribera Norte

Camino de la Ribera y López y Planes y Almafuerte (altura del 15.400 de Av. del libertador)
Tel.: (+54 11) 4747-6179
No verão, aberto de seg a sex das 9 às 18h e sáb, dom e feriados das 9 às 19h. Visitas guiadas às 17h
No inverno, diariamente das 9 às 18, com visitas guiadas apenas sáb, dom e feriados às 16h
Há também guiadas noturnas que acontecem sempre no sábado mais próximo à lua cheia. Essa atividade é paga ($12,00 agora em maio de 2009)
Visite também o site deles.
Há também um viveiro de nativas, usadas na reserva e na arborização urbana e recuperação de áreas públicas como as barrancas de dois museus (um em projeto e um em execução).

Clique nas imagens para ampliar

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Borraja / Borragem

Borage officinalis L.

Ainda bem que depois de refogada ela deixa de pinicar...
Foto tirada na horta educativa do Jardim Botânico Carlos Thays (Buenos Aires).

***

Acabo de descobrir aqui que a flor também é comestível, bem como os talos. 'Bora provar?

Clique na imagem para ampliar

sábado, 16 de maio de 2009

Pegar o livro mais próximo, abrir na página 161, procurar a quinta frase e postar

Otoño es la época ideal para preparar el suelo antes de iniciar la siembra, para que la tierra se oree y se descomponga la materia orgánica (estiércol de caballo, humus de lombriz, compost etc.).

CANÉ, Luciana - org. Plantas y diseño. Buenas ideas con las mejores especies. 1a ed. - Buenos Aires: Revista Jardín, 2009.


A idéia surgiu aqui.

Outono



Clique nas imagens para ampliar

Ele chegou


Tardio, ainda devendo cores, mas chegou.
17º7C, às 15h32 deste belo sábado ensolarado.

Clique nas imagens para ampliar

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Noturno


Sexta foi dia de lua cheia, linda, redonda, enorme, branca. Sábado foi dia de visita noturna com lua cheia na reserva ecológica "Refugio Natural Educativo Ribera Norte", aqui em San Isidro, Buenos Aires.
Numa área de 12 hectares há cerca de 200 espécies de aves, um quinto do total que se pode encontrar na Argentina. Muito bacana que elas continuem ali apesar dos constantes sobrevôos de helicópteros mal-educados (é proibido sobrevoar qualquer reserva ecológica, sabe... Acho que os pilotos nunca ouviram falar dessa lei, que pena!).
Na foto, algumas pessoas do grupo (não são fantasmas não), a lua, o rio e as bóias que sinalizam o fim da área da reserva lá ao longe, no rio, além de luzes de algumas embarcações.
Durante a visita, nada de lanternas e, como (não) podem ver na foto, usamos nossos ouvidos mais que nossa visão, vimos queimar a água quando revolveram um trecho pantanoso e acenderam o metano com uma tocha, sentimos a fria areia do rio e sentamos em roda para escutar lendas e tomar o mate. Recomendo o passeio.

Refugio Natural Educativo Ribera Norte
Lopez y Planes y el Río (de la Plata) - um pouco à esquerda depois que chegar no fim da rua Lopez y Planes
San Isidro - Buenos Aires

+ 54 11 4747-6179


***

Noturno é também um espetáculo de Oswaldo Montenegro do qual gosto muito. Lembrei dele quando escolhi o título para este post.

Por isso não provoque, é cor de rosa choque


Cyclamen persicum

Clique nas imagens para ampliar