domingo, 27 de abril de 2008

Avôa

Máquina de lavar roupas na horta

Prof. Victorino também é meio mecânico-adaptador: com peças de máquina de lavar roupas (timer, chicote e relê) fez um sistema de irrigação automatizado numa horta. Já sei onde vou experimentar isso! Vamos ver se sirvo para mecânica também...

Controlar em vez de combater

Quando combatemos e pretendemos eliminar uma praga ou doença utilizando inseticidas podemos estar conseguindo o contrário: que elas se fortaleçam. Isso ocorre porque o veneno (seja ele químico ou NATURAL) muitas vezes mata o predador antes de matar a praga ou a doença. Assim, elas acabam se fortalecendo nesse processo e precisaríamos cada vez de mais venenos mais fortes... Já ouviu falar em penicilina?

Mais um

Agora são quatro

Curso de horta orgânica caseira

Mais fotos aqui (com legendas)

Adorei. Mais informação para tirar minha próprias conclusões. Muitas características novas e novos enfoques para repensar, e provavelmente incorporar. Novos pontos de análise, novos enfoques.
Confirmado que não é qualquer luz artificial que permite que uma planta faça fotossíntese: elas precisam de um determinado comprimento de onda (achei estranho ouvir o contrário semana passada...).
O Prof. Marcos Victorino tem um monte de bons argumentos. Agora tenho que fazê-los meus para convencer pessoas de que deve existir um equilíbrio natural, de que pragas e doenças fazem parte do equilibrio.
Frases suas de ontem:
"Temos o conceito de beleza e não o de equilibrio."
"Precisamos pensar no conceito do ambiente."
"Você nunca vê uma praga muito bonita porque são facilmente identificadas por seus predadores."
Resumindo: melhor controlar que combater.
Estava presente no curso Marcelo Noronha, da Minha Horta, que assim como o Prof. Victorino (hortas2004@uol.com.br) implanta hortas comunitárias e domiciliares em São Paulo. Vasos, paredes, telhas, terrenos que já serviram para descarte de entulho e até hortas com rodinha são soluções para ter hortaliças e temperos fresquinhos em casa, na escola, na comunidade.

Esses e outros cursos no Sabor de Fazenda (11 2631-4915).

sábado, 26 de abril de 2008

Parques municipais de São Paulo

Tenho um caderninho que nasceu com uma amiga da faculdade. Nele registrávamos coisas legais que podiam ser e queriam ser feitas por nós. Na hora do tempo ocioso, claro que mal lembrávamos dele... Alguns tópicos (poucos) foram feitos.
Agora tenho mais uma coisa legal para fazer no "tempo livre" (ãhn? Que tempo livre??): visitar os parques municipais de São Paulo, que hoje são 32
(em negrito, os que conheço):

* parques zona leste:

o Santa Amélia

o Chácara das Flores

o Chico Mendes

o Raul Seixas

o Carmo (1)

o Piqueri

* parques zona norte:

o Anhanguera (2)

o Lions Club Tucuruvi

o Rodrigo de Gásperi

o Jardim Felicidade

o São Domingos

o Cidade de Toronto

o Vila Guilherme

o Vila dos Remédios

* parques zona oeste:

o Luís Carlos Prestes

o Raposo Tavares

o Alfredo Volpi (3)

o Cemucam

o Previdência

* parques centro:

o Luz (4)

o Buenos Aires (5)

o Tenente Siqueira Campos (Trianon) (6)

o Aclimação (7)

* parques zona sul:

o Independência (8)

o Ibirapuera (9)

o Eucaliptos

o Lina e Paulo Raia

o Severo Gomes (10)

o Burle Marx (11)

o Santo Dias (12)

o Nabuco (13)

o Guarapiranga (14)

(1) neste há um planetário e uma escola de astro-física que ainda não conheci, além de um belíssimo bosque de cerejeiras
(2) com a torre de transmissão, de onde se tem uma vista bárbara da cidade; lá, participei de uma das várias provas de rally a pé (aliás, foi lá que esse nome surgiu para as provas de regularidade)
(3) ou Bosque do Morumbi, onde minha mãe nos levava sempre
(4) se não me engano, o primeiro da cidade; a avenida Tiradentes tinha um canteiro central todo arborizado (4 fileiras de árvores!) e era linda, mas sucumbiu ao crescimento urbano...
(5) era praça e foi promovida a parque – áreas públicas verdes municipais com mais de 5.000 m2 já são classificadas como parque
(6) mata atlântica original, com jequitibás de 300 anos (!) e algumas espécies exóticas introduzidas por Burle Marx, como a espatódia
(7) o lago dele me faz pensar em um mini-Ibiurapuera...
(8) ou “Parque do Ipiranga” - estilo francês, muito bonito e hoje bem cuidado; gosto também do bosque que fica atrás do museu
(9) esse é o maior que conheço e imagino que seja o maior de São Paulo; visitem o planetário – é inesquecível!
(10) pertinho de casa; costumava fazer minhas caminhadas por lá, algo que preciso retomar urgentemente! Quando criança, nos levavam para andar de bicicleta lá – na época não havia grades e era bem diferente do atual paisagismo
(11) tranqüilo, delicioso para uma boa leitura no gramado ou caminhadas com aclives e declives; as trilhas possuem distâncias, grau de dificuldade e sinalização
(12) no Capão Redondo, onde a população precisa mesmo de mais opções de lazer
(13) uma de minhas avós gostava muito deste, onde sempre íamos quando ela vinha nos visitar
(14) esse faz tempo que não visito; minha mãe não gostava muito das ladeiras sem fim de lá...

Rota da reciclagem

Há algum tempo comecei a aceitar o jornal Destak e/ou o Metro distribuídos gratuitamente em faróis de São Paulo nas manhãs dos dias úteis. Para mim que sou péssima leitora de jornal, esse é um ótimo resumo do que está acontecendo. Hoje uma das matérias chama-se "Mapa virtual ajuda paulistano a reciclar lixo". Diz:
"... A Tetra Pak lançou na internet o primeiro buscador específico de locais para reciclar lixo de todo país. Só em São Paulo, são mais de 100 pontos que podem ser encontrados no serviço Rota da Reciclagem, no site www.rotadareciclagem.com.br. Inaugurado no início do mês, o serviço conta com mapas virtuais que mostram as cooperativas e pontos de compra e entrega de resíduos que ficam mais próximos da casa ou do trabalho do internauta..."
Em casa reciclamos lixo desde a época em que precisávamos colocar todo material selecionado no porta-malas do carro e levá-lo até um ponto de coleta. Hoje temos coleta seletiva todas as terças à noite na rua de casa. Outro dado interessante é o site da prefeitura, onde pode-se pesquisar se determinada rua conta com coleta seletiva de lixo: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/servicoseobras - no link "coleta seletiva".

Isso é muito chato?

Galera, preciso de opiniões.
Alguns textos que publico acho que são pertinentes a mais de um blog. É muito chato eu publicar o mesmo texto aqui e em outro blog? Será que os leitores são os mesmos e se cansam com isso?
Enquanto ninguém se manifestar, vou fazer como me der na telha no momento, ok?
Ótimo fim de semana!!

;-)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Identificação de plantas

Precisa identificar uma planta? Os livros e revistas não resolveram o caso?
Você pode recorrer ao Herbário Municipal. Lá eles prestam esse serviço de forma gratuita. Se o caso for fácil (para eles, claro), respondem na hora. Do contrário, pode levar algum tempo de pesquisa.

Para solicitar a identificação, leve algumas folhas, flores e frutos (se possível). Eles devem ser colocados entre folhas de jornal e essas entre cartolinas, para secarem.

Onde:
* Herbário Municipal
Av. IV Centenário, 1268 (portão 7A do Parque do Ibirapuera)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Pragas e doenças



Às vezes, infelizmente, as plantas sofrem ataque de pragas (aquelas que podem ser vistas a olho nú, "bichinhos") e doenças (vírus e bactérias). Geralmente isso quer dizer que a planta está com baixas defesas, fraca - se fosse conosco, seria a hora em que pegamos aquela gripe.
A erva cidreira (melissa) fotografada foi atacada por eu-não-sabia-o-quê. Pedi ajuda ao Sabor de Fazenda, onde a muda orgânica foi comprada, já que a idéia é continuar um tratamento orgânico. Eis a resposta - muito obrigada:
"Querida esta é a famosa larva minadora! Se você olhar uma das fotos da até para ver uma minhoquinha "andando" abaixo da epiderme da melissa! Aqui nós a combatemos com a torta de nim no solo e jogamos fora todas as folhas infectadas para que a minhoquinha não vire a bendita mosquinha... tem que ter paciência e combater firme: torta de nim no solo e folhas infectadas no lixo!"

Flor de maio




quarta-feira, 23 de abril de 2008

Costela de Adão

Curso de jardinagem

Foram 11 meses de espera mas a minha vez chegou: sou uma em uma turma de 50 pessoas interessadas em fazer o curso de jardinagem oferecido pela Escola de Jardinagem do Parque do Ibirapuera.
Criado para atender a demanda de capacitação de funcionários da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, atrai para as vagas não ocupadas muitas pessoas que amam a Natureza e querem entender melhor como ter uma "mão boa" para plantar. Algumas dessas pessoas são arquitetos, engenheiros, paisagistas ou pessoas interessadas em fazer do assunto uma forma de renda, muitas são simplesmente apaixonados por plantas.
Serão dois meses de aulas, sempre às segundas, quartas e sextas no período da manhã, com aulas práticas também. Que delícia!!



Para se inscrever e esperar pela sua vaga, compareça à administração da Escola de Jardinagem no Parque do Ibirapuera no horário indicado na placa.

***

Aproveitando: adorei a nova sinalização do parque.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Parabéns, Gaia

Hoje é dia da Terra.
Espero que continue sendo nas opções das pessoas por muitos dias mais, na verdade por todos os que temos pela frente! E com mais qualidade de vida a cada dia.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Amanhã é dia

Dia de acordar Às 4h00, sair às 4h30 para estar a todo vapor às 5h00 no CEASA. A todo vapor e com muito bom humor, porque aquele ambiente consegue sempre essa proeza comigo.
Lá, passar nos produtores onde fiz encomendas, verificar se está tudo ok, pagar e carregar, além de umas compras de última hora.
Para finalizar, uma água de côco.
Ai toca para as casas fazer a implantação dessa segunda fase do paisagismo.
A idéia é terminarmos tudo no sábado e darmos esse projeto por finalizado, com entrega formal e algumas explicações.
Talvez fique a pendência da compra de mudas orgânicas de ervas e temperos, pois sair para comprá-las no Sabor de Fazenda enquanto o jardineiro trabalha e tem dúvidas não é recomendável. Mas como sábado que vem tem curso lá, resolve-se facilmente essa pendência.

;-)

O primeiro passo

Plantas, jardins, quintais, paisagismo, soluções verdes, orgânicos, qualidade de vida, arranjos, meio ambiente, sustentabilidade, biodinâmica, permacultura, decoração, áreas externas e por ai vai tem atraído cada vez mais meu interesse e meu tempo.
Ontem de manhã estive no CEASA encomendando de tudo para os jardins de dois amigos. Aquele lugar me enche de energia e vontade de viver.
O plano de ter mais qualidade de vida, ser mais dona dos meus horários e trabalhar como paisagista está se tornando cada vez mais real. V I V A !!!
Tenho aprendido muito em blogs que leio diariamente e, a exemplo do que fiz com minhas postagens sobre alimentos + bebidas, decidi criar um blog exclusivo para assuntos relacionados à jardinagem e ao paisagismo.
Como dito na descrição do blog, aprendo fazendo. Errando e acertando. É isso que vocês podem esperar por aqui. Antes de mais nada, re-publico o que está no primeiro blog de todos. Assim, para dar um empurrão inicial!
Sintam-se à vontade para entrar, perguntar, sentar na grama, na cadeira, no chão, roubar uma mudinha ou me contratar para fazer seu jardim!

Beijos,

Elena sem H

sexta-feira, 11 de abril de 2008

sexta-feira, 4 de abril de 2008